Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política BR

PARTIDO EM CHAMAS

Mauro vai a Brasília para reunião que pode expulsar presidente nacional do União Brasil

13 Mar 2024 - 15:54

Da Redação - Airton Marques e Max Aguiar

Foto: Reprodução

Mauro vai a Brasília para reunião que pode expulsar presidente nacional do União Brasil
Acompanhado do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o governador Mauro Mendes foi até Brasília (DF) nesta quarta-feira (13), participar de reunião da executiva nacional que pode decidir pelo afastamento imediato do ainda presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), do comando da legenda. O encontro teve início às 14h (horário de MT), na sede da legenda.


Leia também
União Brasil vai se reunir com vereadores para reforçar oposição a Emanuel; Cezinha pode deixar a sigla


Foram convocados para a reunião deputados, senadores e outros governadores, além do presidente eleito, Antônio Rueda, que teoricamente assumiria o cargo apenhas em junho. O senador Jayme Campos também foi convidado, mas não conseguiu estar presente.

Nos últimos meses, Bivar passou a ficar isolado na sigla. Há duas semanas, perdeu a eleição do comando da legenda para Antônio Rueda, seu antigo aliado e hoje adversário. A nova composição conta com Mauro, Jayme e Fábio.

O embate entre os pernambucanos chegou ao ápice, porém, quando o conflito partidário virou caso de polícia. Rueda acusa Bivar de ter feitos ameaças de morte e, desde terça-feira, seus advogados alegam que há suspeitas de que ele incendiou a sua casa de praia em Pernambuco e a de sua irmã, Maria Emília Rueda, tesoureira do partido.

De acordo com o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho, há indícios de que o fogo foi criminoso. Os laudos periciais devem ser divulgados na próxima semana, e uma possível participação de Bivar não está descartada.

Na reunião, os membros da direção nacional irão decidir se aceitam ou não representação com pedido cautelar de afastamento da função e expulsão com cancelamento de filiação contra Bivar, que comanda a legenda desde 2021, quando o União Brasil foi criado, a partir da fusão entre PSL e DEM.

Além do incêndio criminoso, Bivar é acusado de ameaçar de morte Rueda e seus familiares, inclusive a filha de 12 anos. Além disso, de violência política contra a mulher, validação de cartas de desfiliação de seis deputados do União Brasil do Rio de Janeiro sem submeter à decisão colegiada do partido e mesmo após parecer do Ministério Público Eleitoral em processo judicial que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contrário à desfiliação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet