Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

REFORÇO A LÚDIO

Gleisi avalia que mato-grossenses confiam no PT e diz que estuda agenda de Lula em Cuiabá

Foto: Flávio André de Souza/Mary Juruna

Lula durante comício de Lúdio em outubro de 2012, quando deputado enfrentou Mauro Mendes nas urnas pela Prefeitura de Cuiabá

Lula durante comício de Lúdio em outubro de 2012, quando deputado enfrentou Mauro Mendes nas urnas pela Prefeitura de Cuiabá

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann refutou a tese de que o partido não tem a confiança dos eleitores de Mato Grosso e da capital. Afirmou que a legenda passou por um processo de desconstrução de sua história e ponderou que apesar do perfil conservador do estado, as lideranças petistas têm conseguido retomar o crescimento partidário.


Leia também
Presidente nacional põe fim a celeuma e confirma Lúdio Cabral como pré-candidato do PT


Gleisi cita como exemplo o fato de o partido ter reeleito os deputados estaduais Valdir Barranco e Lúdio Cabral, confirmado como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. Além disso, a votação expressiva da ex-deputada federal Rosa Neide nas eleições de 2022 – 124.671 votos - mostra a confiança na sigla, mesmo com o fato de não ter conseguido sua recondução ao Congresso por conta do coeficiente eleitoral.

“Obvio que passamos por um momento difícil, com o impeachment da Dilma (Rousseff) e perseguição à Lula, uma tentativa de desconstrução do PT em todo o país. Obvio que isso teve implicações na política local, principalmente pelo perfil mais conservador do eleitorado em Mato Grosso. Mas, temos um histórico de votações”, afirmou, em entrevista à rádio Capital FM, na manhã desta quinta-feira (14).

“O PT está recuperando isso, tanto é que apesar de tudo o que passou, o presidente subiu novamente a rampa do Planalto, está fazendo um mandato voltado à reconstrução do estado brasileiro. É um presidente que tem muito compromisso com a produção, especialmente com a produção agrícola. O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) é de Mato Grosso, por meio de uma composição que fizemos. Um grande ministro, uma pessoa que temos muito respeito”, acrescentou.

Ainda sobre Mato Grosso, a dirigente partidária ressaltou a recuperação da boa relação com o setor do agronegócio, que representou uma das maiores resistências ao retorno do PT ao comando do país.

“Governando bem o Brasil e tem dado atenção especial ao agro. Basta ver o valor destinado ao Plano Safra 2023/2024 e, com certeza, será um valor relevante na de 2024/2025. O governo tem aberto mercados para a agricultura brasileira. Governo nunca fez nada para prejudicar. Pode perguntar aos produtores, como o Blairo Maggi, independente de posição política, o que representou o governo do presidente Lula para a agricultura brasileira”, disse.

“Alguns setores têm preconceito mesmo, daí é uma questão ideológica e não se muda, mas do ponto de vista de negócios, desenvolvimento e ações do governo, o agronegócio não tem do que reclamar. A melhor coisa para se reaproximar de um setor é governar bem o Brasil e é o que estamos fazendo em relação ao agro”, completou.

Visita de Lula

Em relação à eventual candidatura de Lúdio a prefeito – ainda é necessário ter apoio dos demais partidos da Federação Brasil da Esperança (PV e PCdoB) -, Gleisi disse que o partido ainda discute como será a participação do presidente Lula durante a campanha.

É possível que o líder petista esteja na capital, para reforçar a campanha do deputado. Até o momento, no entanto, não há qualquer confirmação.

“Estamos discutindo com ele (Lula) a possibilidade das agendas, onde ele pode ir, de que forma ele fará. O presidente tem uma coalisão grande de partidos e é preciso pensar como vai fazer essa ‘andada’ nacional. Temos esse pedido para que ele vá em todos os estados durante a campanha”, explicou.

“Se não puder ir em vários municípios do estado, fazer um ato unificado nas capitais ou cidades maiores. O presidente Lula gosta de política e sabe da importância de um processo eleitoral como esse”, pontuou.

Em 2012, quando disputou a prefeitura contra o atual governador Mauro Mendes (União), Lúdio contou com a presença de Lula em ato na capital. Na época, foi derrotado no segundo turno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet