Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

em escolas e creches

Presidente do TCE expõe falta de saneamento em cidade de MT e diz que crianças bebem água contaminada

20 Mar 2024 - 07:00

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Presidente do TCE expõe falta de saneamento em cidade de MT e diz que crianças bebem água contaminada
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou nesta terça-feira (19) que crianças que frequentam escolas e creches de Barão de Melgaço têm consumido água contaminada em meio à falta de saneamento básico no município. Ele afirmou que integrantes da autarquia constataram os problemas in loco, até mesmo na Prefeitura Municipal. 


Leia também
Chico nega pedido para retirar Edna de comissão processante contra prefeito


“Barão de Melgaço é uma cidade onde as crianças de creche bebem água contaminada. Em Barão de Melgaço não tem tratamento de água. Ele é o único município que está dentro do Pantanal jogando todo o seu esgoto in natura dentro do Pantanal. É algo inadmissível”, disse o conselheiro ao Olhar Direto nesta terça-feira (19). 

“Nós mandamos o Tribunal analisar a água de Barão de Melgaço e nós fomos nas creches, fomos nas escolas. A água da prefeitura é contaminada, de creche de crianças de dois, três anos, contaminada com o esgoto da cidade, então não dá para se aceitar”, completou.  

Segundo o conselheiro, a discussão que o Tribunal se propõe a fazer vai muito além de julgar as contas dos municípios que não conseguem caminhar com as próprias pernas, mas sim ao contrário. “É discutir como aquele município pode caminhar com as próprias pernas”, pontuou. 

Ele afirma que esse é um dos pontos de partida para motivar políticas públicas que gerem qualificação e oportunidade de emprego nas cidades de Mato Grosso. “É obrigação do Tribunal propor políticas públicas”.

A cidade de Barão de Melgaço tem a menor renda média da população mato-grossense, com R$ 200,00. O valor é 13 vezes menor do que o observado em Primavera do Leste, com renda de R$ 2.776,00, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social de 2023. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet