Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

MEDIDA EMERGENCIAL

Garcia espera ‘sensibilidade’ do ICMBio para liberação de obra no Portão do Inferno: ‘aquilo corre risco’

04 Abr 2024 - 10:05

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Garcia espera ‘sensibilidade’ do ICMBio para liberação de obra no Portão do Inferno: ‘aquilo corre risco’
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, espera que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) liberem, o quanto antes, o governo do estado a realizar uma obra no paredão que fica acima do Portão do Inferno.


Leia também
Modernização do pronto atendimento pediátrico da Santa Casa amplia capacidade para 120 atendimentos diários


Nesta semana, o governador Mauro Mendes (União) esteve com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicando a necessidade de uma análise mais rápida para solucionar o problema de deslizamento de terra que ocorre no local em dias de chuva.

Agostinho disse que daria uma resposta rápida, no entanto, não deu prazo e comentou que sua decisão precisa de um aval do ICMBio, que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

“Saímos com a garantia de que o Ibama vai analisar isso da forma mais rápida possível, nós apresentamos toda situação ao presidente e a equipe técnica do Ibama, desde o ponto de vista técnico de engenharia, todo problema que tem lá naquela região do Portão do Inferno, tanto no morro acima, na região de baixo, que suporta o viaduto, corre risco e também falamos do impacto social para cidade de Chapada dos Guimarães”, relatou.

Segundo o secretário, o presidente do Ibama entendeu o problema da região e acredita que o licenciamento possa acontecer de forma rápida, mas teme a análise do ICMBio, pois, sem ela, o governo não poderá dar início ao projeto de retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno, que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto.

“A gente espera a sensibilidade do Ibama, do ICMBio e do Governo Federal para que possamos fazer essa obra. Precisamos da autorização dos órgãos, um faz o licenciamento e o outro administra o parque, sem uma das autorizações a gente não pode fazer nada”, ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet