Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

REPASSES ÀS PREFEITURAS

AMM se antecipa e busca alternativa para compensar municípios por perda de recursos do Fethab

Foto: Divulgação

AMM se antecipa e busca alternativa para compensar municípios por perda de recursos do Fethab
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) tem se mobilizado para minimizar as perdas financeiras que os municípios terão caso se confirme a suspensão do repasse do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) às prefeituras. Decisão judicial considerou inconstitucional o Fethab diesel, de onde se originam os recursos destinados aos cofres municipais para manutenção de estradas. 


Leia também
Ministro de Lula, Márcio França garante autonomia do PSB apoiar Botelho contra Lúdio em Cuiabá


O assunto foi debatido nesta terça-feira  (23) entre o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o deputado estadual Dilceu Dal Bosco (UNIÃO),  prefeitos e equipe técnica da associação. Durante a reunião, realizada na sede da instituição, os participantes destacaram a importância de gerar uma compensação financeira para as prefeituras a partir de 2025.

“A perda dessa receita  vai afetar principalmente os municípios menores que não possuem recursos suficientes para investir na recuperação de estradas. Estabelecemos um diálogo com a Assembleia Legislativa e Governo do Estado para que os municípios tenham uma compensação justa e adequada para manter os serviços”, frisou o presidente da AMM. 

O deputado Dilmar Dal Bosco, que é o líder do governo na Assembleia Legislativa, destacou que é preciso encontrar um caminho para evitar a perda de receita. O parlamentar vai verificar a possibilidade de agendar uma reunião com o governador Mauro Mendes para tratar sobre o assunto e buscar uma alternativa legal para que os municípios não sofram o impacto da queda na arrecadação a partir do ano que vem. 

A previsão do repasse do Fethab diesel para os municípios este ano é de R$ 350 milhões.  AMM e Assembleia se mobilizaram para garantir judicialmente o repasse dos recursos pelo menos até dezembro. A ação protocolada na justiça pedindo a manutenção dos recursos para 2024 aguarda decisão do Poder Judiciário. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet