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SAÚDE COLAPSADA

CRM aponta colapso na saúde e pede união de Estado e Município, com implantação de triagem para amenizar superlotação

24 Abr 2024 - 18:07

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/Olhar Direto

CRM aponta colapso na saúde e pede união de Estado e Município, com implantação de triagem para amenizar superlotação
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM) ressaltou que a saúde de Cuiabá está caótica, cenário que não se limita à rede pública. Por isso, defendeu que o Estado e o Município se unam para criar uma central de triagem, semelhante ao que foi implantado na Arena Pantanal durante a pandemia da covid-19, para tentar amenizar a situação.


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O segundo-vice-presidente do CRM, Osvaldo César Pinto, explica que no momento é necessário fazer uma “campanha” educativa a população de que qual rede deve procurar inicialmente para evitar uma possível superlotação na Santa Casa e no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), unidades que são inicialmente procuradas por grande parte dos pacientes que poderiam ser atendidas por outros pontos.

“O colapso existe, inclusive a proposta do CRM é suspender todas, nesse primeiro momento, os procedimentos eletivos para que sobre vaga, porque tem um colapso. Isso é concreto. E não é só na unidade pública. Na privada também. Eu trabalho em todos os hospitais daqui e sei o que está acontecendo nas privadas também”, destacou durante entrevista à imprensa nesta quarta-feira (24).

Osvaldo ressaltou que, no momento, o único local que funciona de “portas abertas” é a Santa Casa que, segundo o vice-presidente, acaba acolhendo pacientes que poderiam ser tratados em policlínicas ou postos de saúde, ocupando vaga de quem precisa de atendimento necessário oferecido pelo local.

“As pessoas dizem: “lá [postinho de saúde] não tem isso, lá não tem aquilo”, então já procura imediatamente terciária, então, ele vai direto para HMC ou para Santa Casa, ou vai direto para Unidade de Pronto Atendimento. As queixas são tanto do estado como do município, que os pacientes estão sendo jogados dentro da Santa Casa sem ter a mínima comunicação se há vagas ou não. “Fica na Santa Casa que lá resolve”, não é assim que se resolve”, frisou.

A diretoria do CRM se reuniu na com representantes das Secretarias de Saúde de Cuiabá e do estado para buscar medidas que visem ampliar a capacidade de atendimento e reduzir a superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento e no Pronto Atendimento do Hospital Estadual Santa Casa.
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