Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PORTÃO DO INFERNO

Jayme diz que que Iphan também vai decidir sobre liberação de obras e critica demora no pedido do governo

27 Abr 2024 - 08:03

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Jayme diz que que Iphan também vai decidir sobre liberação de obras e critica demora no pedido do governo
O senador Jayme Campos (UNIÃO) afirmou que o Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) também deverá analisar o pedido do governo de Mato Grosso para iniciar obras de reparo na rodovia MT-251, no trecho do Portão do Inferno. 


Leia também
Presidente do TCE é contra nova intervenção, mas defende medidas: 'vamos enfrentar situações mais críticas'


A informação que se tinha até o momento é que esse pedido passaria apenas pelo crivo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Olhar Direto entrou em contato com o Iphan e aguarda retorno do órgão. 

“A participação na liberação dessa licença ambiental compete e cabe ao IBAMA e ICMBio. Todavia, parece que também entrou na parada ao Iphan”, disse. “Nesse caso particularmente, me parece, que está definido e que vão se reunir os três órgãos de forma conjunta para que seja tomada a  decisão sobre essa licença ambiental para o governo do Estado iniciar a obra”.

O senador afirmou que a bancada federal de Mato Grosso tem pressionado os órgãos para obter a licença o mais rápido possível. Sobre isso, o próprio governador Mauro Mendes (UNIÃO) esteve em Brasília em duas oportunidades com a direção do IBAMA e ICMBio tratando do tema. 

Ainda em sua fala, Jayme criticou o que chamou de “morosidade dos órgãos governamentais” e disse que tem percebido uma má vontade "do governo contra o governo". 

“De uma maneira geral, no país, é muito temerária [essa burocracia]. Isso prejudica demais o andamento de obras que, certamente, são importantes para o desenvolvimento econômico-social do nosso país. O que se percebe é que o próprio governo é contra o governo. Essa é a sensação que eu tenho, mas eu espero que esse assunto seja resolvido com maior celeridade possível e aí sim podemos dar sequência nessa obra. Vamos torcer para que tudo ocorra bem”, finalizou. 

Em um esforço para agilizar o processo, o IBAMA e ICMBio anunciaram a criação de uma força-tarefa para analisar a solicitação do governo estadual. Mendes elogiou a iniciativa, mas disse que é preciso correr contra o tempo. 

O Governo de Mato Grosso apresentou à imprensa em 28 de março o projeto com a solução definitiva para evitar desmoronamentos e liberar o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251. O projeto escolhido, após uma série de estudos, foi o retaludamento do morro no Portão do Inferno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet