Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ENCHENTES NO SUL

Botelho condena políticos que utilizam fake news sobre tragédia no RS para ganhar likes em redes sociais: 'falta de bom senso'

Foto: Maurício Barbant

Botelho condena políticos que utilizam fake news sobre tragédia no RS para ganhar likes em redes sociais: 'falta de bom senso'
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UNIÃO), condenou nesta quarta-feira (8) fake news disseminadas por políticos relacionadas à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. O parlamentar afirmou que seria mais proveitoso essas pessoas participarem de ações voluntárias em prol da população do que tentar angariar benefícios próprios.


Leia também
Câmara vota na próxima semana nova comissão processante que pode cassar Emanuel


“Utilizar [da tragédia] lá para ganhar likes, eu não aprovo”, repreendeu. “É ruim. Poderia usar as redes para chamar mais gente para doar e participar desse momento. Agora, utilizar para fazer oba-oba, fake news ou críticas, sinceramente, é falta de bom senso dessas pessoas”, condenou. 

Nos últimos dias, notícias de que a fiscalização estaria impedindo a entrada de caminhões com doações no estado por falta de nota fiscal foram divulgadas pelas redes sociais e diversos políticos compartilharam. Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou que esteja retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. 

Disse ainda que os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. 

“Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos”, disse.

Nesta quarta, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei para que o governo do estado faça a doação de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução do estado gaúcho. O dinheiro será proveniente do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB) e deve estar em uma conta da Defesa Civil do RS até esta sexta-feira (10). 

O Rio Grande do Sul tem um total de 107 óbitos confirmados, segundo a Defesa Civil do estado. Pelo menos 136 pessoas estão desaparecidas e 1,47 milhão de pessoas já foram afetadas pelas chuvas, nos 425 municípios atingidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet