Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Desempaca?

Obras da ETA Tijucal devem ser reiniciadas na próxima semana

Foto: Secom/Cbá

Obras da ETA Tijucal devem ser reiniciadas na próxima semana
As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal devem ser retomadas na próxima semana, segundo informou o prefeito Wilson Santos em entrevista na manhã deste sábado (3). Ele explicou que os recursos previstos para a conclusão da estação, aproximadamente 16 milhões de reais, não foram bloqueados pela Justiça Federal, mas serão liberados aos poucos, de acordo com o andamento das obras.


Santos disse que a cada trecho da obra que for concluído, haverá uma fiscalização e uma medição da Caixa Econômica Federal, detentora dos recursos, e, contatando-se legalidade e cumprimento de todas as normas, a verba para o trecho específico é liberada, e assim sucessivamente, até que todo o projeto da ETA Tijucal esteja finalizado.

O ex-senador tucano Antero Paes de Barros afirma que a obra está 94% concluída e, com os recursos federais e mais a contrapartida do município, logo deverá ser entregue à sociedade.

A ETA Tijucal foi licitada no ano de 2005 e, posteriormente, teve parte de seus recursos incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), os quais foram bloqueados após a Operação Pacenas, que constatou conluio de empresas que participaram da licitação das obras em Cuiabá, no início do mês de agosto.

Com a operação, as obras foram paralisadas, tanto da ETA quanto dos outros lotes do PAC. Wilson Santos informou que o lote 1 do programa, também da parte de tratamento de água, será executada pelo Exército, por meio do 9º Batalhão de Engenharia de Construção e deve ser reiniciado em breve, após os trâmites burocráticos.

Já os lotes restantes, referentes a tratamento de esgoto, estão dependendo de uma nova licitação, já que a anterior foi suspensa após as investigações da Polícia Federal. E, o prefeito anuncia que até o fim do mês de outubro um novo edital de licitação será publicado, em nível nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet