Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Unemat realiza simpósio sobre Produção e Conservação no Vale do Araguaia

A Unemat, por meio do mestrado interinstitucional em Engenharia da Produção com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o mestrado institucional em Ecologia e Conservação, realiza no período de 28 a 31 de outubro em Nova Xavantina o simpósio “Produção e Conservação: desafios para a sustentabilidade no Vale do Araguaia”.


O expectativa dos organizadores é que cerca de 350 participantes, entre acadêmicos, mestrandos, professores e comunidade em geral participem das discussões que serão direcionadas em quatro temáticas: Economia Solidária e Conservação; Agroecologia; Políticas Públicas e Inovação Tecnológica na Agricultura e ainda Biodiversidade e Produção.

O objetivo do evento é realizar um debate interdisciplinar sobre as questões relacionadas à produção com vistas à sustentabilidade no Vale do Araguaia, tendo como orientação os documentos MT+20 e o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso. Os organizadores do evento também esperam que o público tenha um melhor conhecimento sobre as ações que a universidade vem desenvolvendo no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, além de fomentar o surgimento de novos grupos de estudos em torno do tema, fomentar o debate da sustentabilidade e gerar ações concertas que possam garantir a ação do Estado.

A proposta do evento é que as mesas temáticas envolvam docentes, técnicos de órgãos públicos ou de ONGs e alunos que estão desenvolvendo as dissertações de mestrados tanto no mestrado em Engenharia de Produção (Unemat/UFSCar) como em Ecologia e Conservação (Unemat/Nova Xavantina).

Durante os três dias de discussões haverá espaços para a sessão de mostra de trabalhos por meio de painéis, apresentações orais. É importante lembrar que o simpósio assim como os dois programas de mestrado que estão envolvidos na realização do evento contam com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

A intenção é que este primeiro evento envolvendo o mestrado interinstitucional em Engenharia de Produção possa ampliar o debate das dissertações em elaboração incluindo os cursos de graduação e pós-graduação da Unemat e de outras Instituições de Ensino Superior.

O simpósio será realizado no Centro de Eventos da Sociedade Brasileira de Eubiose que tem melhor estrutura para receber os participantes. Nos intervalos das realizações das mesas temáticas serão realizadas atividades culturais com representantes de povos do Vale do Araguaia, além de feira de artesanato. No último dia serão realizadas duas atividades ao ar livre: trilha ecológica com as apresentações das fitofisionomias do Parque Estadual do Bacaba/Serra do Roncador e Navegação monitorada por um trecho do Rio das Mortes.

Os interessados em participar do Simpósio devem procurar a secretaria da Unemat no período de 26 a 28 de outubro para se inscreverem. Os participantes que desejarem participar da atividade de navegação deverão pagar uma taxa de R$ 10,00. Esta atividade está limitada a no máximo 50 participantes. Será emitido um certificado com carga horária de 30 horas, mediante a comprovação de participação.

Outras informações ou dúvidas sobre o evento: org.simposionx@gmail.com
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet