Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Atividades sociais na segurança pública aproximam comunidade e polícia

Crianças, adolescentes e adultos dos bairros que integram a Base Comunitária do Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, têm na unidade da segurança pública um apoio não apenas nas atividades relacionadas ao policiamento da região. O apoio que chega até aos moradores se estende a atividades sociais, em uma dinâmica que já se espalhou por vários lugares do País, de acordo com a filosofia de policiamento comunitário e as diretrizes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania - Pronasci.


Hoje, as unidades de segurança pública não atuam tão somente com o objetivo de policiar, de resguardar pessoas e patrimônios, mas de aproximar-se, de integrar-se com a comunidade na qual estão inseridas, ao promover ações que trabalham a prevenção, que orientam e buscam atingir as causas que levam à violência.

Um dos exemplos dessa nova dinâmica que demonstra a capacidade de atuação crescente do policiamento comunitário integrado está na Base do Ribeirão do Lipa. No espaço da base, crianças e adolescentes frequentam todas as semanas as aulas dos projetos de música, a biblioteca e cursos profissionalizantes. Pelo programa Rede Cidadã, os pequenos aprendem técnicas de canto com uma professora voluntária. Em outra atividade, materiais recicláveis se transformam em instrumentos de percussão e as aulas de violão e flauta deixam os pequenos entusiasmados.

Para o gerente da Base Comunitária, major PM Arlindo Marques de Souza Filho, o trabalho dentro dos projetos sociais visa justamente conscientizar as famílias e as crianças da importância da resolução dos conflitos de forma pacífica. “Todo o trabalho desenvolvido está centrado na proposta de se fazer um policiamento preventivo, para somente utilizar a forma ostensiva em último caso”, disse.

APROXIMAÇÃO CIDADÃ

Aproximadamente 600 pessoas entre crianças e adultos participam das atividades desenvolvidas na Base Comunitária do Ribeirão do Lipa, com os projetos de música, cursos profissionalizantes de pintor e cabeleireiro, biblioteca. Uma sala para inclusão digital, montada pelo projeto MT Ação Digital, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), está pronta para receber as aulas, que serão programadas pela gerência da base.

Além dos projetos, a base também se preocupa em aproximar a comunidade da polícia, por meio de reuniões com moradores, líderes comunitários e representantes do Conselho Comunitário de Segurança. De acordo com o major Arlindo Marques, o objetivo é de aproximar, descobrir e solucionar os problemas da região juntos com os moradores.

Nesta semana, o governador do Estado, Blairo Maggi, junto com líderes comunitários e secretários do Governo, visitou a base para conhecer parte das atividades desenvolvidas. O Governo finaliza a construção de uma quadra esportiva para a comunidade, ao lado da sede da base comunitária, o que vai ampliar a realização de atividades esportivas dentro dos programas sociais da segurança pública.

A Base Comunitária de Segurança Ribeirão do Lipa está em atividade há três anos e atende 16 bairros, em uma região com aproximadamente 27 mil moradores.

PRONASCI

Mato Grosso é um dos Estados inseridos no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Com a inclusão, o Estado já encaminhou dezenas de projetos ao programa para financiamento de atividades em todas as linhas de atuação, especialmente em ações preventivas.

O Pronasci marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país, articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet