Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto Cuiabá Leite registra parto gemelar

O projeto Cuiabá Leite, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Diretoria de Agricultura), registrou no Município a ocorrência de parto gemelar. Segundo o zootecnista Willys Martins, lotado na Pasta e coordenador desse projeto, trata-se de um fato inédito no transcurso do referido projeto.


O nascimento aconteceu no dia (29-10), na comunidade Arraial dos Freitas, localizado na região do Coxipó do Ouro. “A vaca da raça Girolanda deu à luz a dois bezerros machos, que foram inseminados no início de 2009, pelo projeto. Esse é um acontecimento – afirmou o técnico - que se notabiliza como especial. Uma grata surpresa para os produtores que integram esse projeto”.

Conforme ele, a incidência do nascimento de bezerros gêmeos é de 3% e é capaz de atingir a 5% do rebanho, no caso de animais zebuínos. Martins diz ainda que ‘os bovinos só geram um filho por ano, e justamente por esse motivo a mãe dos bezerros gêmeos tem essa propensão’.

Outro dado positivo apontado pelo Zootecnista, é a característica transmissível de gerarem gêmeos, “o que certamente vai fazer dos dois bezerros bons reprodutores na idade adulta”. Consequentemente – prevê - também podem gerar gêmeos.

Martins acredita que os bezerros tenham sidos gerados através da fecundação entre dois óvulos e dois espermatozóides, já que os animais são totalmente iguais: “Esse processo deve ter ocorrido quando, em algum momento, liberou, ao mesmo tempo, óvulos dos dois ovários. O normal é alternar a liberação de óvulos entre um ovário e outro, que foram fecundados por dois espermatozóides, gerando dois embriões”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet