Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Saúde

Servidores defendem PCCS e permanência de Soares

Servidores do sistema Municipal de saúde mobilizaram-se na noite desta segunda-feira (23) para defender o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) amplo, geral e irrestrito para todos os profissionais de saúde. Com a cara pintada, camiseta com as cores da bandeira do Brasil, apito, e faixas dizendo "fica Luiz Soares", cerca de 600 profissionais exigiam o cumprimento da promessa feita pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos e pelo secretário de Saúde Luiz Soares durante a campanha eleitoral de 2008. O protesto ocorreu momentos antes da abertura da 8ª Conferência de Saúde Municipal, no Centro de Eventos do Pantanal. 


“Queremos que eles honrem com seus compromissos, fazendo uma equiparação salarial e social de todas as categorias”, argumentou a enfermeira Joelma Couto, que participou da manifestação. Juntos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais da saúde reivindicaram igualdade de direitos conquistados recentemente pelos médicos da capital. “PCCS já!”, gritavam em coro os servidores.

“Lutamos pelo o fortalecimento do SUS. A saúde não se faz só com médicos. Se faz com diversos profissionais. PCCS para todos já!”, reclamou a enfermeira contratada do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Iracema Paulino.

Outra solicitação dos servidores foi a permanência do secretário municipal de Saúde, Luiz Soares, no cargo. Soares, que pediu exoneração na semana passada, foi recepcionado com festa pelos servidores quando chegou ao evento.

Indagado se os pedidos dos servidores para que fique na secretaria poderiam fazê-lo repensar sobre a decisão de deixar o cargo, Soares foi ponderou: “Quem repensa essas coisas é quem detém o cargo e o cargo está nas mãos do prefeito”.

Dizendo-se surpreso com a manifestação, o secretário reafirmou que pactua das reivindicações dos servidores. “Entendo que não se constrói saúde pública sem recursos humanos. E recursos humanos não são apenas médicos. Sempre defendi a bandeira do PCCS para todos os profissionais da saúde, é um compromisso de campanha”, disse.

O prefeito Wilson Santos também participou da abertura da Conferência e afirmou que irá discutir com os profissionais o estabelecimento do PCSS. “Vamos dialogar com os demais profissionais para estabelecer um PCCS. Não será aquilo que as categorias merecem, mas será um plano dentro de nossas possibilidades que responda aos anseios destes profissionais”, declarou.

O tucano avaliou positivamente as demonstrações de apoio ao secretário de saúde e disse que vai analisar a seqüência de acontecimentos com responsabilidade. Questionado sobre a possibilidade de Soares permanecer na secretaria, Santos respondeu que o secretário não expôs essa situação ainda. “Para mim essa é uma situação nova. Estive com ele essa manhã e ele não colocou essa possibilidade em pauta. O que posso dizer é que minha opinião sobre o Luiz não mudou. Ele fez um bom trabalho, uma boa gestão, é honesto e um devoto do SUS”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet