Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Minc afina discurso com Maggi e elogia MT Legal

O ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, afinou o discurso sobre as políticas ambientais em Mato Grosso. Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, Minc disse que o Estado tem evoluído e elogiou o programa MT Legal.


“Não adianta querermos achar um culpado, temos que andar em conjunto, caminharmos juntos para o bem do meio ambiente. Já tive três reuniões com o governador Blairo Maggi e temos tentado acharmos soluções”, afirmou.

Desde quando Minc assumiu, há oito meses, o estado de Mato Grosso reduziu o desmatamento e saiu da liderança dos maiores desmatadores, caindo para o segundo colocado.

Carlos Minc admitiu também que boa parte das áreas desmatadas em mato Grosso está em terras da União e sofrem com as ações de grileiros e madeireiros. A idéia para 2009 e aumentar a fiscalização e o número de operações na região da Amazônia Legal.

Somente no ano passado foram 14, sendo uma delas no Parque Juruena em Mato Grosso, onde serrarias foram fechadas, gados e caminhões apreendidos, alem de ter descoberto uma indústria de palmito que usava selo falso do Ibama para comercialização.

O ministro informou ainda que será realizada uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal para reduzir o transporte ilegal de madeiras e outros produtos. Além da Operação Arco de Fogo que continua acontecendo na região da Amazônia Legal.

MT Legal

O ministro Carlos Minc destacou o programa MT Legal aprovado no ano passado e disse quem vem discutindo a implantação deste projeto, que irá promover ações e medidas governamentais e não-governamentais na busca da restauração de passivos ambientais, preservação de áreas que compõem as matas ciliares e nascentes, regularização fundiária de posses rurais e a obediência de direitos e deveres trabalhistas relativos à atividade rural.
Minc informou que pretende colocar o MT Legal em prática o mais rápido possível, pois acredita na eficiência do programa. “Mato Grosso vem avançando e o MT Legal é um exemplo disso”, enfatizou.

Incra

Sobre a denúncia de fraudes no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Minc informou que a primeira acusação foi ele quem fez e que agora irá buscar uma nova solução para evitar que novas irregularidades ocorram.

O Ministério Público Federal acusa o Incra de ser responsável por 20% do desmatamento na Amazônia Legal e ainda de fomentar a indústria de grilagem na região. O órgão é responsável por quase 600 projetos de assentamento em Mato Grosso.

Ainda assim, Carlos Minc acredita que não haverá mais problemas com o Incra com um novo sistema que será implantado para a regularização fundiária
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet