Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Educação

Matrículas feitas

Apenas 35% das vagas da UFMT são preenchidas na 1ª etapa de seleção

Terminado nesta sexta-feira o período de matrícula para ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instituição que adotou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma única de seleção, apenas 1.776 das 5.008 vagas ofertadas foram preenchidas, representando 35% do total.


Os dados foram divulgados na manhã deste sábado pela reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. Segundo ela, do total de matriculados, 1.389 são de Mato Grosso e 387 de outros estados. Portanto 78% dos novos estudantes seriam da região.

Com o preenchimento das vagas aquém do esperado, os estudantes que não tiveram oportunidade na primeira etapa de seleção do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) podem já ir se preparando para a segunda etapa, pois as chances são grandes.
“O dado mais importante é que estamos abrindo oportunidade para que os estudantes entrem novamente no sistema e concorram a uma vaga”, destacou a reitora. Ela observa que os dados são parciais e que só serão conclusivos após a terceira etapa de seleção e matrícula.

Das 1.776 vagas preenchidas, 1.209 são do campus da UFMT em Cuiabá, 259 em Rondonópolis, 147 no Araguaia e 191 em Sinop. O campus que mais registrou matriculados de outros estados foi o do Araguaia, com 46,6%.

Próxima etapa


A segunda etapa de inscrições dos estudantes que prestaram o Enem começa na segunda-feira (15), às 06h (horário de Brasília), quando o SiSU reabre. Como na primeira fase, o sistema fecha diariamente às 23h59 (horário de Brasília). Estarão disponíveis as vagas remanescentes da primeira etapa, de todas as universidades que optaram pelo Enem para ingresso em 2010 nos seus cursos de graduação. A inscrição no SiSu fica aberta até o sábado (20). Para acessar o endereço é www.mec.gov.br/sisu

O secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), Alexandre Martins dos Anjos, alerta os candidatos que as vagas não preenchidas voltam para o sistema e a concorrência começa novamente, inclusive, com alterações na média das notas de corte. Portanto, os candidatos não selecionados na primeira devem se inscrever para a segunda etapa.

Em seguida a essas inscrições, haverá a segunda fase de matrícula no período de 23 a 26 deste mês. Nesse momento o candidato aprovado deve comparecer à instituição com os documentos exigidos para a efetivação da matrícula.

Após a realização das matrículas nas universidades e institutos federais, o sistema abrirá uma terceira e última etapa de seleção, com a oferta das vagas ainda não ocupadas. Essa terceira etapa de seleção está marcada para o período de 01º de março, às 06h, a três de março, às 23h59. Todos os dias, no período noturno (intervalo das 23h59 às 06h da manhã), o sistema é fechado. Com informações da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet