Olhar Direto

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Educação

novas turmas

Novos cursos de qualificação para reeducandos de Mato Grosso começam este mês

As aulas dos cursos oferecidos para reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso começam no dia 22 de fevereiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) disponibiliza nove turmas para as qualificações em Pintor de Obras, Carpinteiro de Obras, Pedreiro...

As aulas dos cursos oferecidos para reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso começam no dia 22 de fevereiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) disponibiliza nove turmas para as qualificações em Pintor de Obras, Carpinteiro de Obras, Pedreiro de Alvenaria e Aplicador de Revestimento Cerâmico, que serão ministradas em salas de aula da Penitenciária Central do Estado, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Casa do Albergado e Cadeia Pública de Várzea Grande.


Os cursos são realizados pela parceria proveniente do termo de cooperação técnica, firmado em outubro de 2009 pelo Senai-MT, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp) e a Fundação Nova Chance. A iniciativa visa à ressoacialização da população carcerária do Estado, com vistas à preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. Em janeiro, foi aberta a primeira turma da parceria, na Casa do Albergado, beneficiando 25 reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto. Eles participam das aulas do curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico.

A parceria insere o setor industrial mato-grossense em uma iniciativa de âmbito nacional, regulamentada pelo CNJ e coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para promover a oferta de qualificação profissional a egressos, reeducandos e adolescentes que cumprem medida socioeducativa no país. De acordo com o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, a escolha por qualificações na área da construção foi determinada pela crescente demanda por obras de infraestrutura no Estado e consequente procura por mão de obra preparada para o mercado. Além disso, reforça que houve a preocupação em escolher qualificações adequadas para pessoas com baixa escolaridade, fato comum entre aqueles que cumprem pena no sistema prisional brasileiro.

Os reeducandos com perfil exigido para fazer os cursos são selecionados pela Sejusp. Para isso, os beneficiados precisam saber ler e escrever, além de ter idade mínima de 18 anos. Serão duas turmas para cada curso, sendo 20 alunos por sala de aula. Os cursos são da modalidade Qualificação Profissional, com carga horária entre 160 e 220 horas.

Em 2007 e 2008, o Senai-MT também qualificou mais de 400 reeducandos em parceria com o Governo do Estado. O convênio ofereceu cursos de Eletricista Instalador Predial, Pintor de Obras, Informática Básica, Instalador Hidráulico, Assentador de Revestimento Cerâmico, Marcenaria, Mecânico de Refrigeração, Confeitaria e Confecção de Salgados. As qualificações foram realizadas no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), na Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos) e no Presídio Feminino Ana Maria Couto May.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet