Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

dificuldades

Centro de apoio de Educação Especial da Seduc transforma vidas

Nas escolas, muitos alunos enfrentam dificuldades em avançar no processo de aprendizagem por problemas psicológicos como transtornos de ajustamento, de controle de impulsos, depressão, ansiedade e outros. O aluno Wellberton Cícero Oliveira de Paula (16), do Centro de Educação de Jovens e Adultos “José de Mesquita”, de Cuiabá, até algum tempo, retratava bem esta situação. Ele mesmo se define como “um bagunceiro”...

Nas escolas, muitos alunos enfrentam dificuldades em avançar no processo de aprendizagem por problemas psicológicos como transtornos de ajustamento, de controle de impulsos, depressão, ansiedade e outros.


O aluno Wellberton Cícero Oliveira de Paula (16), do Centro de Educação de Jovens e Adultos “José de Mesquita”, de Cuiabá, até algum tempo, retratava bem esta situação. Ele mesmo se define como “um bagunceiro”, que não progredia na escolaridade.

Mas isto é passado. Em março próximo, o ex-aluno bagunceiro Wellberton irá representar Mato Grosso numa das ocupações profissionais da Olimpíada do Conhecimento. O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e será realizado de 09 a 13 de março, no Rio de Janeiro.

A história de vida de Wellberton começou a mudar quando ele começou a frequentar o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies), da Secretaria de Estado de Educação. O órgão trabalha com alunos (e as famílias) que apresentam dificuldades no desenvolvimento escolar em função de transtornos diversos. O centro também é o responsável pelo treinamento e capacitação de profissionais para trabalhar com Educação Especial.

A psicóloga Maria Francisca Silva, do Casies, afirma que a ação da unidade costuma ser um “divisor de águas” na vida de muitos alunos como Wellberton. Depois de identificada a dificuldade de aprendizagem, mesmo com os recursos de apoio da escola, estes alunos recebem atendimento multiprofissional no Casies, por profissionais capacitados em atender clientela com necessidades especiais.

Por meio de um trabalho integrado com o Senai, Wellberton ingressou num curso de aprendizagem industrial (na ocupação de padeiro/confeiteiro), juntamente com outros alunos de escolas públicas. O instrutor do curso, Marlon Carlos Menezes, informa que Wellberton se destacou no aprendizado (800 horas de curso, sendo 400 de estágio), sendo escolhido para participar da seletiva estadual da Olimpíada do Conhecimento, que ocorreu em dezembro, em Cuiabá. O aluno foi vencedor e vai disputar a etapa nacional com outros 15 concorrentes, discorrendo sobre a ocupação escolhida (é uma forma do Senai avaliar a qualidade de seus cursos). O vencedor pode ainda representar o país na promoção WorldSkills, um Torneio Internacional de Formação Profissional, que ocorrerá em Londres, em 2011.

Com a mudança de rumo na vida de Wellberton, sua expectativa é crescer cada vez mais. Ele aposta em ser o primeiro representante de Mato Grosso a vencer uma Olimpíada do Conhecimento (o estado foi no máximo “bronze” na competição).

O Casies abrange as seguintes unidades: Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento a Pessoa Surda (CAS) e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação (NAAH/S).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet