Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MAMA ÁFRICA

Sintep premia escola de Barra por projeto de cultura afro

Os dez projetos selecionados pelo Sintep vão virar um livro para incentivar a implantação da cultura afro-brasileira junto a rede de enisno de Mato Grosso

A escola estadual Jardim Araguaia, de Barra do Garças, ficou em quarto lugar na maratona que avaliou os projetos sobre a Cultura Afro-brasileira em Mato Grosso, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso(Sintep-MT), em comemoração a Semana da Consciência Negra, em novembro do ano passado.


Foram selecionados vários projetos do estado interior, entre eles, o projeto da escola Jardim Araguaia coordenado pela professora Rose Meire Dias Santos que promoveu uma Afroexpofestic misturando fotos, biografias de personalidades afrodescentes de Barra do Garças e fatos históricos arraigados à Mato Grosso.
 
A receita que parece complicada deu certo e encheu o corpo docente e alunos da escola de orgulho. “Nós estamos contentes porque conseguimos ficar a frente de escolas da capital do estado. Por isso temos motivos para comemorar” ressaltou a professora barra-garcense.

A coordenadora do projeto agradeceu apoio recebido pela direção da escola, a participação dos alunos, da imprensa local com destaque para Edson Ramos, Reinaldo Silva e ao seu esposo, o tenente aposentado Cilênio Santos. Como prêmio, a escola vai receber do Sintep um kit afro-brasileiro.

Em primeiro lugar, ficou o projeto Kizomba de Zumbi, idealizado pela escola estadual Antonio Paes de Barros, de Colider, cuja comunidade escolar ganhou um notebook e uma locação para comunidade tradicional quirambola em Mato Grosso e a coordenadora, a professora Maria Neide da Silva, ganhou uma viagem internacional para Cabo Verde, na África, em abril deste ano.

Em segundo lugar, ficou a escola Jayme Veríssimo, de Alta Floresta, com o projeto A Cultura Afro-brasileira, sua importância e influencia no cotidiano, que receberá um kit com notebook e uma locação de ônibus; Em terceiro lugar, o projeto Felicidade não tem Cor, do Centro de Educação de Jovens e Adultos 6 de Agosto, de Pontes Lacerda, que ganhou um kit afro e um computador;

De quarto ao décimo lugar, os projetos lembrados vão receber um kit afro como incentivo e segundo informação da professora Rose Meire, os 10 projetos selecionados pelo Sintep farão parte de um livro que será publicado como incentivo a lei 10.639/03 que implementa na grade escolar a disciplina sobre a Cultura Afro-brasileira.

O livro Mama África será lançado em breve pelo Sintep e deve fazer sucesso em Barra do Garças pelo fato de contemplar a escola Jardim Araguaia. Entre os nomes citados no projeto barra-garcense está o historiador e ex-prefeito Valdon Varjão que se foi o primeiro senador negro do país e ficou famoso no mundo com o projeto do discoporto em 1996.

Demais colocações:

5º lugar – Somos uma raça única, escola Dom Aquino Correa, Itiquira
6º lugar – África, berço da humanidade e suas raízes, escola José Alencar, Lucas do Rio Verde
7º lugar – Identidade Ética, escola José Rodrigues, Cáceres
8º lugar – Identidade, diferença ética e raciais, escola Ulisses Guimarães, Campo Verde
9º lugar – Trabalha as diferenças, combatendo o preconceito, escola Onofre de Oliveira, Cuiabá
10º lugar – Consciência Negra, escola Nilo Povoas, Nobres

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet