Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MT Hemocentro permanece em Campanha de Doação de Sangue

O MT-Hemocentro convoca a população de Mato Grosso para mais um evento em Praça Pública com o objetivo de atrair o maior número de doadores para atender a demanda de sangue em todo Estado. A ação acontece nesta sexta-feira (19.02), na Praça da República, onde a Unidade Móvel ficará estacionada no período das 08 as 17h30 a espera de novas doações.


Além desse ponto de concentração, as doações poderão ser feitas nos Postos Fixos, sendo eles: Unidade do MT Hemocentro, situado a Rua 13 de junho, nº 1055, das 07h30 as 17h30; Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, situado a Rua General Valle, s/nº, das 08 às 18h; Unidade Emergencial de Coleta do Postão em Várzea Grande

A diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne agradece a população e os servidores públicos que atenderam ao chamado do MT Hemocentro na Campanha do Carnaval 2010 onde o governador Blairo Maggi, além de doar sangue fez a convocação.
O resultado da convocação que supriu a demanda do Carnaval foi de aproximadamente 500 bolsas de sangue coletadas durante o período da Campanha. Devido às ocorrências dos casos graves de dengue, o MT Hemocentro continua em Campanha de Doação de Sangue.

Eliana Rabanne lembra a necessidade ainda maior das pessoas que têm sangue 'O' negativo, sendo classificado como neutro, podendo ser utilizado em qualquer necessidade sem que seja preciso fazer qualquer teste de compatibilidade com o tipo de sangue do receptor e, por isso mesmo, muito raro. “Vale lembrar que o MT- Hemocentro precisa da colaboração de todos, pois doar sangue é um ato de amor e ajuda ao próximo”, declarou Eliana.

QUEM PODE DOAR - Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, tenham boa saúde, não sejam portadores de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 18 e 65 anos.

No ato da doação o doador deverá apresentar um documento de identidade e não estar em jejum. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres podem fazer a doação de três em três meses. Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitando os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso.

“Doar sangue, como todos sabem, não dói, não faz mal, não causa fraqueza, e o doador está contribuindo para salvar não apenas uma, mas três vidas quando faz a doação. Isso se refere ao fato de que, de uma doação se colhe, também, plasma e plaquetas sanguíneas o que torna possível que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver”, finalizou a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabanne.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet