Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Educação

Escolas estaduais se destacaram no Projeto 'Mama África'

Moça dança o Chorado, dança típica dos quilombolas no Noroeste de Mato Grosso, com garrafa de Canjinjim na cabeça


Das 10 escolas classificadas no projeto “Mama África”, do Sindicato dos Profissionais do Ensino Público (Sintep), nove são unidades escolares da Rede Pública Estadual (incluindo dois Centros de Educação de Jovens e Adultos – Cejas). A premiação prevista na promoção, uma passagem para Cabo Verde (África), será entregue à professora Maria Neide da Silva, da Escola Estadual “Antônio Paes de Barros”, de Colíder.

A promoção, “Mama África: integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03” recebeu projetos voltados ao ensino da história da África e da Cultura Afro-Brasileira. Estes projetos foram expostos pelas escolas durante a “Semana da Consciência Negra”, realizada de 17 a 20 de novembro de 2009.

A professora Maria Neide coordenou o projeto “Kizomba do Zumbi” e deve viajar para Cabo Verde em abril deste ano. Além da professora, a escola também receberá prêmios por conta da primeira colocação no projeto. À unidade escolar será destinado um “kit afro” (para todas as 10 escolas), um notebook e a locação de um ônibus para visitar uma comunidade tradicional de remanescentes de quilombolas em Mato Grosso. Esta viagem deve ocorrer até o mês de março.

A escola que ficou na segunda colocação receberá também um notebook e a locação do ônibus. Este prêmio foi dado à Escola Estadual “Jayme Veríssimo de Campos Júnior”, de Alta Floresta. Esta apresentou o projeto “A Cultura afro-brasileira, sua importância e influência no cotidiano”. Já o Ceja “06 de agosto”, de Pontes e Lacerda, com o projeto “Felicidade não tem cor”, terá como prêmio um computador. As escolas que ficaram da 4ª à 10ª colocação irão receber o kit afro.

A Escola Estadual “Jardim Araguaia”, de Barra do Garças, ficou com a 4ª colocação, com o projeto “Afroexpofestic do Jardim Araguaia: Escola e Sociedade”. Este trabalho foi coordenado pela professora Rose-Meire Dias Santos. A professora foi uma das finalistas da prêmio nacional “Viva Leitura” em 2009.

Conforme a assessoria de comunicação do Sintep, o projeto “Mama África” visa “incentivar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e projeto político pedagógico de forma que o cumprimento e o respeito à lei se torne parte do cotidiano escolar; e compartilhar com a sociedade ações que as instituições de ensino têm desenvolvido sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro junto aos seus alunos”. Também, “prevenir a ocorrência de preconceito, racismo e discriminação racial, de religiosidade de matriz africana, de gênero e outros”.

Também foram classificadas no projeto “Mama África”, as escolas:
5° - “Somos uma raça única” - EE “Dom Aquino Corrêa” (Itiquira); 6° - “África: berço da humanidade e suas raízes” - Ceja “José Alencar” (Lucas do Rio Verde); 7° - “Identidade ética” - EE “Dr. José Rodrigues Fontes” (Cáceres); 8° - “Identidade - diferença ética – raciais” – EE “Ulisses Guimarães” (Campo Verde); 9° - “Trabalhando as diferenças, combatendo o preconceito” – EM “Prof. Onofre de Oliveira” (Cuiabá) e 10° - "Consciência negra” - EE “Nilo Povoas” (Nobres).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet