Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

"carta-bomba"

Juventude do PDT exige rompimento com Wilson Santos

A Juventude Socialista (JS) do PDT em Cuiabá enviou nesta quinta-feira (18) uma carta ao diretório municipal do partido exigindo “imediatamente o rompimento com o prefeito Wilson Santos (PSDB)”.


Assinada pelo presidente da JS, Luluca Ribeiro, pelo secretário geral e membro da direção nacional da JS, Samir Ribeiro, e pelo secretário de Movimentos Estudantis, Ewerton Roberto, a carta traz pontos de insatisfação extrema com a administração tucana.

“É inadmissível que façamos parte de um governo questionável e que não luta pelo anseio do povo mais pobre e humilde, na saúde, educação, habitação, saneamento básico entre outros”, consta de trecho da carta.

O presidente Luluca, ex-tucano e sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira, já liderou a juventude do PSDB mas por divergências principalmente com Wilson Santos acabou saindo da sigla e filiando-se ao PDT.

Recentemente, outros membros da família Oliveira também entraram em rota de colisão com Santos, devido à demissão do irmão de Luluca, Leonardo de Oliveira, da pasta de Infraestrutura da capital.

Não só Luluca, mas uma corrente do PDT municipal tem manifestado interesse em afastar-se da administração de Wilson Santos. A sigla tem estado dividida em relação à permanência na base aliada do prefeito, com membros favoráveis ao apoio e outro defendendo o rompimento. A previsão é que o diretório municipal vote a questão na próxima semana.

Confira a carta na íntegra:


Aos Companheiros do PDT de Cuiabá Estado de Mato Grosso


Caros Companheiros


A JS PDT/MT exigi imediatamente o rompimento com o Prefeito Wilson Santos;


“Nos relacionamos com o PDT como um movimento partidário de cooperação, o que salvaguarda nossa autonomia organizativa, desde que esta não se contraponha à linha estratégica, programática e estatutária do Partido.”

Art. 2º, Item 2 do Estatuto da JS/PDT


O atual quadro oportuno para um debate aberto entre a juventude, diante de temas relevantes e, por vezes, polêmicos. Isso exige de nós uma grande capacidade de mostrar para que o PDT veio e porque ele incomoda tanto, em seus princípios . Romper inclusive paradigmas, no que tange à cultura de nosso PDT no Estado de Mato Grosso, entanto, largar mão dos princípios identitarios, aqueles que fazem com que o PDT seje um partido de “aluguel”. Princípios que, usados, servem como resposta aos anseios do povo mato-grossense.

Diante destes obstáculos e demandas, a JS/PDT tem uma tarefa primordial e impar, no intuito em promover o proselitismo ideológico dos que, simpáticos às bandeiras trabalhistas, ainda não tenham encontrado uma entidade que satisfaça seus anseios e os faça lutar pelos seus ideais e propósitos. A JS tem que ser o caudatário desse processo, nas entidades estudantis, comunitárias e em outros locais na sociedade civil, mostrando que a política é o maior processo de transformação de um povo.

Por isso é inadmissível que façamos parte de um governo questionável e que não luta pelo anseio do povo mais pobre e humilde, na saúde, educação, habitação, saneamento básico entre outros.

Não podemos ficar passiveis e inerentes! Temos um Estatuto Democrático de Direitos que nos salvaguarda o direito de nos reunir, enquanto associação. Portanto, a JS tem a liberdade em expressar os seus preceitos político-ideologicos.

Entendemos, sobretudo, não ser apenas um rompimento com essa administração, e sim ser a pedra fundamental para um rumo melhor para o Estado de Mato Grosso, cremos que é preciso mudar a cultura política deste estado, dando a ele um caráter mais orgânico e dinâmico, onde cada um se sinta parte integrante na construção e ampliação de nosso Estado.

Assim partindo deste pressuposto, a JS não deve produzir os erros e vícios presentes na cultura política partidária. Todavia, ela tem um serviço essencial de não apenas reoxigenar o partido, mas de fazer valer uma nova cultura baseada na associatividade, na transparência e na plena democracia, diferente do sentido democratista tão pernicioso a qualquer organização que aspira ser exitosa.

Pois bem EXIGIMOS por todos estes motivos o ROMPIMENTO IMEDIATO com a Administração do Prefeito Wilson Santos.

Luluca Ribeiro
Presidente da JS PDT Mato Grosso

Samir Ribeiro
Sec. Geral e Membro da Direção Nacional da JS

Ewerton Roberto
Sec. Movimentos Estudantis e Membro da Direção Nacional da JS
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet