Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFMT teve cinco doutorados aprovados pela Capes

Comunicação, Economia, Urbanismo, Controladoria/Contabilidade e Medicina/Pediatria são os cinco novos doutorados que a Universidade Federal de Mato Grosso oferecerá a partir deste ano. Os cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dentro do Programa de Doutorado Interinstitucional Novas Fronteiras (Dinter-NF).


No total, foram selecionados 48 programas de universidades públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo que a UFMT foi a instituição que conseguiu o maior número de propostas aprovadas.

O Dinter Novas Fronteiras tem como objetivo principal viabilizar a formação de mestres e doutores para as instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias educacionais existentes na atualidade. Cada uma das propostas de curso se apóia pelo menos em duas instituições: a promotora e a receptora. A instituição promotora é responsável pela coordenação acadêmica e pela garantia do padrão de qualidade do curso. A instituição receptora é aquela em cujo campus será realizada a maior parte das atividades relativas ao projeto. Ela deverá responder pela garantia de infraestrutura de ensino e pesquisa, pelo apoio administrativo do curso e pela obtenção de financiamento necessário para viabilizar a execução do projeto. Existe, ainda, a possibilidade de haver uma instituição associada, que é a que se junta à instituição receptora como beneficiária do projeto.

A UFMT participará como receptora, sendo que, no doutorado em Comunicação, a promotora será a UFMG; no doutorado em Economia, será a UFPE; no doutorado em Urbanismo, a UFRJ; no doutorado em Controladoria/Contabilidade, a USP; e no doutorado em Medicina/Pediatria, também a USP.

Para a Profª. Leny Caselli Anzai, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, o fato de a UFMT ter sido a universidade que mais aprovou projetos dessa natureza no País, ´´representa uma grande dose de responsabilidade da parte de cada um dos envolvidos na elaboração, no encaminhamento e na implementação dos projetos. Vale dizer que envolve grande comprometimento da administração superior da UFMT e sensibilidade da Capes frente às nossas necessidades de capacitação.´´ Na avaliação da pró-reitora, a formação doutoral na UFMT é urgente na medida em que contribuirá para a diminuição das assimetrias regionais nesse setor, ao mesmo tempo em que valorizará o ensino, a pesquisa e a extensão. ´´Nossa Universidade´´, comentou, ´´necessita cada vez mais de docentes doutores/pesquisadores que motivem nossos alunos e promovam o desenvolvimento científico e tecnológico na Instituição e no estado, e isso só o ensino pós-graduado em nível de doutorado pode proporcionar.´´ Leny Anzai acredita que ´´cada professor diplomado será um profissional multiplicador comprometido com a produção de conhecimentos, e atuará com competência na formação de novos graduados, mestres e doutores.´´

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet