Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

dependência

Stephanes defende política para produção de fertilizantes

Foto: Reprodução

Stephanes defende política para produção de fertilizantes
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu hoje que "o Brasil precisa, definitivamente, criar uma política para a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência externa, que onera os custos da agricultura".


Ele revelou que a Petrobras tem realizado estudos estratégicos sobre o assunto, mas não quis adiantar qualquer resultado parcial da iniciativa.

Segundo Stephanes, o objetivo é enviar ao Congresso Nacional proposta de projeto de lei para regulamentar a exploração de fertilizantes, resolvendo impedimentos legais que dificultam a exploração de jazidas existentes e também das não exploradas.

A minuta dessa proposta está em preparação e o documento deve seguir para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o final de março, sendo posteriormente enviado ao Congresso.

De acordo com Stephanes, é preciso separar a regulamentação do setor de fertilizantes dos parâmetros estabelecidos pelo novo Código Mineral, "pois não dá para misturar prospecção de diamante com fertilizante."

Ele disse que a regulamentação do código pode levar até dez anos e a produção interna de fertilizantes "não pode esperar".

Para o ministro, é incompreensível que o assunto tenha sido desprezado ao longo de décadas. "Trata-se de insumo caro no mercado internacional e cuja produção pode ser feita no Brasil, que tem tudo para se tornar autossuficiente nessa área em dez anos."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet