Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Defensorias Públicas Estaduais se reúnem para traçar metas de desenvolvimento tecnológico

Em razão de deliberação tomada pelo Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) na qual se debateu sobre a tramitação eletrônica de processos no Supremo Tribunal Federal (STF), foi realizada na última sexta-feira (19), em Brasília, uma reunião com Defensores e servidores técnicos de Tecnologia da Informação (TI) das Defensorias estaduais.


O Procurador da Defensoria Pública Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo e o Coordenador de Tecnologia da Informação Fernando Azevedo estiveram representando Mato Grosso no encontro. Foram discutidos o desenvolvimento de sistemas de software, a tramitação de processos eletrônicos e a certificação digital.

O resultado da reunião foi a sugestão do desenvolvimento de ações em conjunto, promovendo a troca de experiências, padronização e redução de custos. Para isso será formada uma comissão nacional de Tecnologia da Informação interessada na análise, desenvolvimento e testes do Sistema Eletrônico customizável, posteriormente, às necessidades de cada local.

O desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão que atenda a todas as necessidades das Defensorias Estaduais, inclusive com controle de atendimento e acompanhamento de processos, com recebimento de intimações e peticionamento eletrônico em todas as instâncias também foi sugerido, para que estas instituições possam acompanhar lado a lado as evoluções tecnologias que vem surgindo para garantir maior agilidade e eficiência no atendimento, além da redução de custos.

”A era virtual já é uma realidade nos Fóruns e Tribunais do país. Daí a necessidade urgente de se investir na contratação de profissionais, na aquisição de equipamentos e no desenvolvimento de sistemas integrados de informática, de modo a assegurar sempre um bom atendimento à população”, afirmou Márcio Dorilêo.

A reunião aconteceu no escritório de representação da Defensoria Pública de Tocantins, em Brasília, e participaram representantes das Defensorias dos Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e Tocantins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet