Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Influenza A

Mato Grosso já notifica 13 casos de Gripe Suína durante este ano

Foto: Reprodução

Mato Grosso já notifica 13 casos de Gripe Suína durante este ano
Durante este ano, de janeiro até esta quinta-feira (25), Mato Grosso já notificou 13 casos de Influenza A (H1N1), a chamada “Gripe Suína”, dos quais nove foram descartados e quatro estão aguardando resultado. As informações são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).


Os municípios que apresentaram notificação foram: Sinop, com nove casos, e Cuiabá, com quatro casos. Até o momento, Mato Grosso não tem confirmação de nenhum caso da doença no ano de 2010.

O ano de 2009 fechou com notificação de 1.436 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 148 foram confirmados, 216 descartados, 75 aguardam resultado e 981 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 29 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (Gripe comum).

Dos casos confirmados no Estado de Mato Grosso no ano de 2009, totalizando 148, 02 são de Alta Floresta, 14 de Barra do Garças, com 03 notificações em Goiânia, 05 de Cáceres, 13 de Campinapólis, 17 de Campo Novo dos Parecis, 02 de Campo Verde, 01 de Canarana, 05 de Colíder, 29 de Cuiabá, 01 de Juína, 04 de Lucas do Rio Verde , 01 de Mirassol D’Oeste, 10 de Primavera do Leste, 12 de Rondonópolis com 01 notificação no Estado do Paraná, 01 de São Pedro da Cipa, 02 de Sapezal, 09 de Sinop, 11 de Sorriso e 05 de Tangará da Serra.

O Estado teve a notificação de 44 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus A (H1N1) em Mato Grosso do ano de 2009, sendo 28 óbitos confirmados, 07 óbitos aguardam resultado, 01 óbito foi confirmado por Influenza Sazonal e 08 óbitos tiveram resultado negativos para a Influenza A.


Vacinas

O Ministério da Saúde adota como estratégia para conter a Influenza A (H1N1) a Campanha Nacional de Vacinação que, segundo as diretrizes do Governo Federal, a Campanha será realizada em quatro etapas com públicos prioritários que seguiu recomendações da Organização Mundial de Saúde, sendo trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena, população com doenças crônicas de base, onde o Brasil incluiu mais dois grupos, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

A primeira etapa definida pelo Ministério da Saúde acontece de 08 a 19 de março e atenderá trabalhadores da Rede de Assistência a Saúde e profissionais envolvidos na resposta a pandemia, dos setores público e privado. O grupo inclui equipes de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância, médicos, enfermeiros e também trabalhadores de laboratórios e de investigação de campo (como agentes de vigilância epidemiológica). Na primeira fase, será vacinada ainda, toda população indígena.

A segunda etapa vai de 22 de março a 02 de abril e atenderá população com doenças crônicas, exceto idosos. Pessoas com obesidade de grau 03 (antiga obesidade mórbida), doenças respiratórias, doenças cardíacas, imunodeprimidos, diabetes, doenças hepáticas, renais e hematológicas. Ainda na segunda etapa, também serão vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de dois anos. Para as crianças serão duas meias doses, a segunda dose deverá ser administrada 21 dias após a primeira dose. As grávidas poderão ser vacinadas a partir desta segunda etapa e ao longo de toda Campanha.

A terceira vai de 05 a 23 de abril e atenderá a população de adultos saudáveis de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer período da gestação. A quarta etapa que vai de 24 de abril a 07 de maio atenderá idosos (maiores de 60 anos) com doenças crônicas. Os idosos serão vacinados durante a Campanha Anual de Imunização contra a gripe comum e aqueles portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas e grávidas em qualquer período da gestação. As informações são da assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet