Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Educação

Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos de Aprendizagem promove curso

Estão abertas as inscrições para um curso de formação destinado aos educadores que atuam em Salas de Recursos, Salas de Apoio Pedagógico e Superação e para professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A promoção é do Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos da Aprendizagem (Napta), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


Conforme a programação do evento, o objetivo é oportunizar a capacitação, intervenção e acompanhamento permanente do educador, por meio do Napta, “visando capacidades de novas alternativas de aprendizagem, no processo educativo de crianças e jovens”. E, desta forma, contribuir para a “prevenção e diminuição de problemas de aprendizagem e na redução dos índices de fracasso escolar”.

O curso terá nove módulos (carga horária de 288 horas). Para os educadores do interior, a duração será de 8 de março ao dia 12 de agosto. Para os profissionais de Cuiabá e Várzea Grande, o período é de 15 de março a 15 de dezembro.

Este é o conteúdo dos módulos: 1º - Conceito, tipos de transtornos, estratégias para identificação, prevenção e intervenção; 2º - Transtornos da voz, fala linguagem e motricidade oral; 3º - Detecção e prevenção de problemas oculares e distúrbios corporais que influenciam no plano gráfico; 4º - Transtornos globais do desenvolvimento; 5º - Relação família/escola; 6º - Prevenção, identificação dos distúrbios da audição; 7º - Dislexia: Transtorno da leitura e escrita e soletração; 8º - Identificação de educandos com altas habilidades/superdotação e 9º - Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Os formadores do curso são os profissionais que atuam no Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies): psicólogos/psicanalista; psicopedagogos; pedagogos; fonoaudiólogos; educadores físicos e ortóptico.

A direção do Napta informa que a vagas são limitadas e as inscrições devem ser solicitadas ou pelo e-mail naptamt@hotmail.com ou pelos telefones 3321-4346, 3322-5514 ou 9983-1975. O núcleo funciona na Rua dos Crisântemos n.º 16 - Jardim Cuiabá – Cuiabá – MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet