Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Prefeito visita CEM durante Campanha

O prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, visitou nesta manhã (25.02) o Centro de Especialidades Médicas, o Postão, onde está sendo realizada a Campanha de Doação de Sangue, com o tema ‘Várzea Grande contra a Dengue’, a secretaria pretende estocar sangue para atender possíveis casos de dengue com febre hemorrágica que o município possa registrar. “A doação de sangue deveria ser um hábito de todos, podemos salvar muitas vidas com esse pequeno gesto”, destacou o prefeito.


A secretaria de Saúde do município, Jaqueline Beber Guimarães, também participou desta visita e aproveitou para convidar os várzeagrandeses para participarem da campanha. “Venham todos participar, precisamos estocar o maior número possíveis de bolsas de sangue”, destacou Jaqueline.

Desde o inicio da Campanha, na última terça-feira (23), já aumentou em 30% o número de doadores. “Estamos coletando quatro bolsas de sangue ao dia, quando na verdade necessitávamos de coletar 20/dia. Acredito que até o fim dessa campanha vamos conseguir alcançar esse número”, frisou a secretária.

A secretaria de saúde esta distribuindo camisetas para os doadores. “É uma camiseta promocional incentivando a doação de sangue”, frisou Jaqueline.

A Campanha termina neste sábado (27), o encerramento será realizado no Terminal André Maggi, o ônibus estará no local a partir das 8h.

O Postão possui um posto fixo do Hemocentro para a coleta de sangue, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 08h30 às 16h.

DOAÇÃO - Para ser doador voluntário, o candidato precisa procurar o hemocentro mais próximo em sua cidade. Antes de doar, o doador passa por uma entrevista médica. O procedimento serve para agregar qualidade ao sangue coletado e dar mais segurança àqueles que receberão o material. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a
recuperação é imediata após o ato. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450 mililitros de sangue.

Todo material doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. As substâncias são distribuídas aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet