Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Em encontro, Democratas convocam militância a trabalhar para que Jayme saia vitorioso na pesquisa

Convicto de que a legenda terá candidatura própria ao governo de Mato Grosso em 2010, o Democratas (DEM) encerrou, em Cuiabá, a série de encontros regionais, onde as lideranças partidárias, a exemplo do senador Jayme Campos, percorreram todas as regiões do estado, ouvindo sua base quanto aos rumos a serem trilhados em outubro próximo.


Mas a definição depende ainda de uma pesquisa de intenção de votos, iniciada hoje pelos institutos Ibope e Vox Populi. É que o DEM, a exemplo do que ocorre em nível federal, formalizou uma aliança com o PSDB em Mato Grosso, e o candidato do grupo deverá ser aquele com melhor resultado nesse apanhado.

Segundo o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco a militância do partido esteve presente em todos os encontros, onde ficou explicito a vontade de retomar o poder com o senador Jayme Campos. “A história dessa família se confunde com a história de Mato Grosso”, disse.

Disposto a consolidar o nome do senador democrata, Dal’Bosco conclamou as lideranças presentes ao encontro (cerca de mil) a agitar suas bases, e fazer com que Jayme Campos saia vitorioso na pesquisa.

“Respeitaremos o compromisso firmado entre o DEM e o PSDB, mas precisamos conclamar nossa militância. Saio daqui decidido a voltar para base e fazer nosso papel, enaltecer a candidatura do senador Jayme Campos para sairmos na frente na pesquisa”, disse.

“Temos que respeitar a pesquisa e trabalhar para que ela seja favorável ao DEM”, almejou a deputada Chica Nunes.

O democrata Gilmar Fabbris falou sobre as declarações de que é contrário a coligação com o PSBD. Em tom de conciliação, ele afirmou que as críticas “fazem parte do processo democrático”, e que respeitará a decisão do partido.

Presente ao encontro, o prefeito Wilson Santos afirmou que essa aliança (DEM-PSDB) oferece as melhores propostas para Mato Grosso. O tucano declarou ainda, que o Democratas foi abandonado pela atual administração.

“Só serviu pra arrecadar votos, mas não participou do núcleo do poder. Na hora da distribuição dos cargos essa legenda grandiosa ficou de lado, com uma secretaria sem importância. Ele (Blairo) governou para os amigos, para uma minoria de privilegiados”, alfinetou.

O prefeito cuiabano afirmou ainda, que em quase oito anos de administração, Blairo não construiu uma única unidade de saúde na capital, além de edificar apenas uma escola estadual.

JAYME CAMPOS

Entusiasmado com a presença maciça dos correligionários de todo o estado, o ex-governador Jayme Campos falou do desejo em retornar ao Palácio Paiaguás. Ciente da dificuldade em enfrentar a ‘máquina administrativa’, o senador afirmou que o grupo não tem quase nada a oferecer, apenas o histórico de trabalho.

O senador afirmou que Maggi criou dogma na região amazônica, e que no poder, pretende discutir as políticas ambientais que travam o desenvolvimento do estado. Ele sugeriu que essa mudança no posicionamento do governador- que passou de ganhador do troféu ‘motoserra de ouro’ a defensor do meio ambiente- esconde interesses pessoais. “Ele confundiu o público com privado”, disse.

Jayme criticou ainda a distribuição dos maquinários, feita no início de fevereiro, pela atual administração e a redução do ICMS do gás de cozinha.

“Esse maquinário foi comprado com o dinheiro do BNDES. A dívida ficará para o próximo gestor” alfinetou.

“A redução da alíquota de ICMS era uma antiga promessa de campanha do Blairo. Mas ele resolve fazer isso a poucos dias de renunciar ao cargo?”, questionou.

Em seu discurso Campos fez um apelo para que o partido respeite as pesquisas, e diante da vitória tucana, apóie a candidatura de Wilson Santos. “Vamos caminhar juntos por uma questão de sobrevivência política”, convocou.

O DEM possui, junto ao TRE, o maior número de filiados no Estado, 42.430 membros. Nas eleições municipais de 2008, o partido recebeu 381.661 votos, a 3ª maior votação do Estado. Possuem mandato pela legenda, 24 prefeitos, 166 vereadores, 15 vice-prefeitos, quatro deputados estaduais, além de dois senadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet