Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

andando na linha

Prefeitura anuncia punição para carros emplacados em outro estado

Boa parte da frota de veículos de Barra é emplacado no estado de Goiás. A medida da prefeitura desagradou o mercado de carros e motos da cidade.

A prefeitura de Barra do Garças começou uma campanha para identificar os proprietários de veículos automotores que moram na cidade mas têm os seus veículos emplacados em outra localidade. Fato que é comum na e muitos emplacamentos são realizados no estado vizinho, Goiás.


No site da prefeitura, uma mensagem da Coordenadoria Municipal de Trânsito alerta que isso é crime. A mensagem diz “veículo emplacado em outra localidade que não a do seu domicílio é crime sob pena prevista de 1 a 5 anos e multas”.

A coordenação de trânsito sugere que os moradores de Barra que estejam nessa situação se regularizem. A campanha da prefeitura tem o apoio da 3ª CIRETRAN e tem objetivo de aumentar a arrecadação de Imposto sobre a Circulação de Veículos (IPVA) do qual um percentual é repassado ao município.

Um oficio foi encaminhado para os proprietários de garagens, concessionárias de motos e carros da cidade e despachantes de Barra, Pontal e Aragarças-GO, alertando para o risco de incorrer no crime de falsidade ideológica porque compradores estavam pegando endereço de Aragarças para emplacar os veículos no estado vizinho. Mas a campanha da prefeitura não será fácil porque se tornou comum morar na Barra e circular com carro com placa de Goiás. A alegação de alguns cidadãos é de que os impostos são mais baratos do lado goiano.

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder Moraes, esteve na cidade e falou sobre o assunto. Moraes defende a postura da prefeitura sobre o fato de apertar os cidadãos. Segundo o secretário, a população tem que conscientizar que mora aqui e precisa arrecadar onde realmente mora.

Sobre a questão carga tributária de Goiás ser menor, o secretário admitiu essa situação, mas afirmou que MT trabalha para corrigir com o tempo essa situação. Ele destacou que com relação ao Imposto sobre Circulação de Veículos(IPVA) já houve um avanço com MT isentando o primeiro ano de quem comprar carros aqui. O maior atrativo de Goiás nessa disputa é isenção de carros com mais de 10 anos de uso.

A medida considerada antipopular da prefeitura de Barra pode gerar uma verdadeira “caça às bruxas” para identificar os moradores da cidade com carros emplacados em outra localidade. Proprietários de garagem, que preferem não se identificar, afirmam que também estão sendo prejudicados com essa medida. Eles alegam compradores desistem de comprar carros com placa de fora quando são informados que têm que transferir para Barra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet