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Sexta-feira, 10 de maio de 2024

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Versatilidade é a aposta do novo BMW X1

Após conquistar o direito de apresentar o BMW X1 antes mesmo de sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, em setembro de 2009, a subsidiária brasileira da companhia promoveu na manhã desta sexta-feira (26) o lançamento propriamente dito do modelo em nosso mercado, o qual começará a ser vendido nas concessionárias da marca já na próxima semana.


Para mostrar do que seu SAV, ou Sport Activity Vehicle, como é classificado pela marca, é capaz, a BMW importará inicialmente a opção top de linha xDrive28i, com motor 3.0 de 6 cilindros em linha com 258 cv de potência a 6.600 rpm e 31,6 kgfm de torque a 2.600 rpm. Ele é acoplado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas com opção de trocas no volante por meio de borboletas, a qual atua em conjunto com o moderno sistema de tração integral da marca que, apesar de não possuir reduzida, conta com bloqueio de diferencial e o HDC, que interrompe a força do propulsor para a roda sem tração, dentre outros refinamentos tecnológicos.

Além do que já é “obrigatório” na categoria premium, como ar-condicional digital, direção hidráulica e trio elétrico, o X1 conta com oito airbags (frontais, laterais e de cabeça), sistema de som HiFi com entradas auxiliar e USB, controles de estabilidade e tração, sistema iDrive para controle das funções de mídia e entretenimento e faróis de xenônio adaptáveis. Outro item de destaque será o sistema de navegação embutido no painel totalmente adaptado para funcionar no Brasil.

Segundo nos explicou Celso Fogaça, gerente nacional de vendas da BMW, as primeiras unidades do X1 xDrive28i custarão R$ 174.900 ainda como linha 2010 e sem o dispositivo GPS. Entretanto, é bom destacar que a partir de junho chegarão as primeiras unidades 2011, já com o navegador de série, o que elevará o preço do xDrive28i para R$ 198.000. No mês em questão as lojas da BMW começarão a receber o X1 sDrive18i, que é movido pelo mesmo bloco 2.0 de 150 cv a 6.400 rpm presente no Série 1, porém terá tração somente nas rodas traseiras. O preço ainda não foi definido, mas conforme antecipamos ele deverá ficar na faixa dos R$ 120.000 a R$ 130.000.

Pelo menos para a BMW, um de seus concorrentes em termos de porte e proposta será o Volkswagen Tiguan, que ficou mais barato e agora tem preço tabelado em R$ 99.900 com motor 2.0 TSI de 200 cv e tração integral 4Motion. Para valer a diferença de R$ 75 000, o X1 contra-ataca com acabamento sensivelmente mais refinado e com soluções de praticidade louváveis, como um compartimento para abrigar livros no porta-malas e um local para colocar garrafas de até um litro nas laterais das portas.

O porta-malas, aliás, transporta 420 litros de bagagem, mas pode ter a capacidade ampliada para 480 litros com uma regulagem no ângulo de inclinação do encosto do banco traseiro. Um dos únicos problemas em termos de versatilidade é o elevado túnel central traseiro por onde passa o eixo cardã, que praticamente anula o espaço para as pernas de um terceiro passageiro adulto no local. A BMW aposta que suas principais rivais não deixarão o X1 sozinho e aponta o surgimento de concorrentes como o Audi Q3 e o Mercedes-Benz BLK, suposições da BMW para um futuro próximo.

Em Interlagos de X1

O Carro Online teve a oportunidade de avaliar o X1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o resultado a primeira vista agradou. Com as quatro rodas sempre tracionadas e a boa ajuda da eletrônica, fica difícil perder o controle do veículo pelas retas e curvas da pista. Sua direção não é tão direta, mas para fazer a carroceria do utilitário inclinar é preciso muita vontade – e velocidade também. Isso é mérito da suspensão multilink na traseira, cujo 5º braço tem a função justamente de segurar o conjunto nas situações mais agressivas.

Apesar do bom torque de 31,6 kgfm oferecido pelos 6 cilindros, nas saídas de curva, principalmente na subida dos boxes, ele levou um tempo além do esperado para movimentar os 1.685 kg do carro, número que, por si só, já sacrifica parte do desempenho. De acordo com medições da BMW, o X1 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6s8, enquanto a velocidade máxima pode ser limitada em 205 km/h ou 230 km/h em uma configuração opcional.

O X1 conta com aprimoramentos mecânicos da família EfficientDynamics, que pretende aumentar a eficiência dos modelos da BMW com a introdução de diversos elementos do carro, que incluem desde componentes aerodinâmicos até o sistema de regeneração da energia gasta nas frenagens. Com isso, ainda segundo a BMW, o X1 xDrive28i realiza um consumo médio de 10,6 km/l com gasolina.

Com uma proposta na medida, nem tão grande como o X5 e com apelo semelhante ao do X3 em um “corpo” mais enxuto, o BMW X1 sabe conciliar de forma adequada o que se espera de um carro: conforto, desempenho, praticidade e versatilidade. Mas bem que podia ser mais barato, não?
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