Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Novela

Sob pressão, prefeito opta por área emergencial para aterro sanitário

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, sob pressão das circunstâncias e do tempo, decidiu optar pela abertura de uma área emergencial dentro do próprio aterro sanitário para que as 470 toneladas de lixo recolhidas diariamente na capital sejam depositadas. E a Prefeitura Municipal já encaminhou um requerimento a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que agora irá analisar o pedido.


O aterro sanitário se tornou uma grande problemática, uma vez que além de não suportar mais o recebimento de lixo a administração municipal não consegue definir uma nova área para a destinação. Conforme informações obtidas pelo Olhar Direto, no último dia 25, a equipe técnica da prefeitura se reuniu com peritos que estão avaliando três terrenos indicados para ser o novo aterro.

No entanto, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima) sobre as três opções ainda não foi finalizado e a saída imediata será uma área de12 hectares dentro do atual aterro.

O procurador municipal Ussiel Tavares explica que trata-se de uma medida emergencial até que os estudos sejam finalizados. “É apenas uma solução imediata a curto prazo. Sabemos que o atual aterro está praticamente no limite e como o relatório ainda não finalizado tomamos como providência essa área que está disponível no mesmo local”, disse.

Por outro lado, caberá a Sema decidir e o Ministério Público Estadual (MPE) dar o paracer sobre o pedido. A área seria utilizada por pelo menos três meses. Em entrevista ao Olhar Direto, o prefeito Wilson Santos declarou estar confiante de que não haverá problemas quanto a solicitação.

No últimos dias, o promotor Gérson Barbosa deu um “ultimato” ao prefeito como também à sua equipe de staff para que a situação seja resolvida e defina a nova área o mais rápido possível.

O aterro está localizado no bairro Barreiro Branco, no distrito do Coxipó do Ouro, e opera em estado de emergência desde novembro de 2008. Atualmente ele é operado pela empresa Qualix Serviços Ambientais Ltda.
Lixo

Apesar do aterro sanitário e o recolhimento de lixo estar “atrelado”, Santos informou que a O edital de licitação para a contratação da nova empresa responsável pela coleta de lixo em Cuiabá será lançado nesta segunda-feira (1). A vigência do novo contrato será de 12 meses, prorrogável por mais 48 meses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet