Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Médico refuta mito de que frutas apodrecem no estômago

A afirmação de que frutas causam fermentação e apodrecem quando em contato com outros alimentos no estômago é falsa, segundo o médico Mark Pochapin, diretor do Centro Monahan de Saúde Gastrointestinal do NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center. As frutas não precisam ser ingeridas com o estômago vazio.


Frutas não precisam ser ingeridas com o estômago vazio, pois nada apodrece no órgão cuja principal função é esterilizar o alimento
"Você pode comer frutas a qualquer momento. Nada apodrece no estômago", disse Pochapin. Esse processo, também chamado de fermentação, é a ação bacteriana nos alimentos, resultando em decomposição. Devido à presença de ácido hidroclórico, o estômago tem muito pouca bactéria. "Uma das principais funções do estômago", explicou ele, "é esterilizar o alimento, misturando-o e agitando-o".

Na época em que não existiam geladeiras nem supermercados, os alimentos se estragavam com facilidade, e o ácido do estômago ajudava a proteger o corpo da intoxicação alimentar, disse ele. "O local onde as frutas produzem gás é no cólon, não no estômago", disse Pochapin. O cólon está cheio de bactérias e age como o sistema de esgoto do corpo.

O alimento leva de 6 a 10 horas para chegar ao cólon, o que explica por que não importa muito quando a fruta é consumida, disse Pochapin. As frutas contêm açúcar e vitaminas, que são absorvidas no intestino delgado, e fibras complexas, que passam pelo trato gastrointestinal sem muita digestão. Quando a fibra chega ao cólon, a bactéria dali se alimenta da fibra e produz gás como resultado, independente de quando ou com quê a fibra foi ingerida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet