Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Asfalto chega a Castanheira e promove integração na região Noroeste

São mais 39,06 quilômetros de asfalto para completar os 380 km de pavimentação entre Campo Novo dos Parecis e Castanheira, 342 km já foram inaugurados no fim do ano passado. Na tarde desta sexta-feira (26.02), o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, inaugurou o trajeto entre Juina e Castanheira.


Com este novo trecho Castanheira entra para a lista dos municípios que saíram do isolamento e se integra à capital com estrada toda asfaltada. “Hoje com oito horas eu chego em Cuiabá, antes podia levar até uma semana, dependendo da situação”, destacou o prefeito de Castanheira, José Antunes de França (Deca).

Para a população é a mudança da ‘água para o vinho’, como define com simplicidade seo Odilio de Souza Lima. Ele conseguiu transmitir com clareza o que significam os 39 km de asfalto. “A gente nadava no seco, hoje nada em água limpa com tranquilidade” ou ainda “a gente bebia água suja e hoje bebe água limpa e fresca”.

O morador lembra que para chegar a Juina era preciso gastar de duas a três horas, hoje com meia hora é possível fazer o trajeto. Com 8.600 habitantes, Castanheira não tem muitas opções de lazer, ensino superior ou saúde. O investimento na logística melhora a vida do seo Odilio, que vive na região há 22 anos, mas também beneficia a jovem universitária Patrícia Duarte Almeida, de 24 anos. Patrícia faz o curso de Direito numa universidade de Juina, ela passa todos os dias no trecho de asfalto inaugurado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira.

A moça conta as experiências sofridas, as provas que perdeu por não conseguir trafegar na estrada e das noites que muitas vezes nem conseguiu voltar para casa. Patrícia acredita que agora muitos jovens vão se animar a estudar. “Esse asfalto vai ser um impulso pra galera ir fazer faculdade. Hoje tá muito bom, com meia hora vamos, chegamos, podemos resolver as coisas”, comenta a estudante.

Patrícia tem guardado na memória quando o governador Blairo Maggi passou pela região numa das viagens do Programa Estradeiro. “Ele passou por aqui de carro, viu nosso sofrimento, teve a intenção, falou vou fazer o asfalto e fez. Colocou fim ao nosso sofrimento”, argumentou a jovem.

Sônia Andrade, mora há 10 anos em Castanheira, ela tem três filhos e três netos, o asfalto para ela representa mais saúde. Sônia precisava enfrentar a poeira e a lama para levar as crianças ao médico. “Melhorou bastante, agora pra ir no médico ficou mais fácil e dá até pra visitar os amigos”, frisou a dona-de-casa.

Já para Jéssica Moline e Elizete Teófilo, ambas com 18 anos, a melhoria na estrada chega como opção de lazer. As duas em plena juventude agora vão poder ir a festas e shows. Na próxima semana mesmo elas já combinaram de participar de um show nacional em Juina. Mas não é só festa, elas estão animadas para conseguir fazer uma faculdade na cidade vizinha.

O investimento do Governo do Estado garante o direito de ir e vir, leva qualidade de vida, segurança e conforto aos locais mais longíquos deste Estado. A obra recebeu o montante de R$ 20 milhões.

MAQUINÁRIOS

O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou da solenidade de inauguração do asfalto e na oportunidade entregou os maquinários para o município. Silval mais uma vez recordou que é o maior programa de aquisição de máquinas da história do Brasil e a importância dos equipamentos para as estradas.

Acompanharam a comitiva os secretários Ságuas Moraes (Educação) e Vilceu Marcheti (Infraestrutura); deputados federais; estaduais e prefeitos da região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet