Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Brasil adia anúncio de represálias contra EUA por subsídios ao algodão

O Governo brasileiro adiou para a próxima semana o anúncio dos produtos importados dos Estados Unidos aos quais aplicará maiores impostos em resposta aos subsídios americanos aos produtores de algodão, informaram hoje fontes oficiais.


A Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, negou qualquer relação entre o caso e a visita ao Brasil da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, programada para a próxima quarta-feira.

O anúncio foi adiado por assuntos "técnicos", assegurou.

Fontes da Camex disseram que "o grupo interministerial que trabalha no assunto ainda não terminou sua análise" e que o fará na próxima semana, quando será divulgada a lista de produtos.

Em agosto passado, o Brasil foi autorizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) a aplicar sanções comerciais aos Estados Unidos em função dos subsídios do que o Governo americano destina aos produtores de algodão de seu país.

O Governo brasileiro pedia uma indenização equivalente a US$ 2,5 bilhões, mas a OMC só aceitou uma quantia de US$ 830 milhões.

A OMC, no entanto, aceitou que o Brasil adote as chamadas "represálias cruzadas", que se referem à possibilidade de que suas sanções vão além do âmbito de mercadorias e possam incluir os setores de serviços e propriedade intelectual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet