Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Escola de Governo inicia Oficina Pedagógica para servidores do Poder Executivo Estadual

Preparar os servidores públicos do Poder Executivo Estadual como multiplicadores para capacitar todos que atuam nos 10 sistemas que constituem os Núcleos Sistêmicos, tendo como referência o Manual Técnico de Normas e Procedimentos da Área Sistêmica para conhecimento, integração, aplicação e desenvolvimento das atividades pertinentes a cada sistema. Com este objetivo, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Escola de Governo da Secretaria de Estado de Administração (SAD), deu início nesta segunda-feira (01.03), a Oficina Pedagógica, que será realizada até sexta-feira (05.03) no auditório da instituição.


Ao todo, 25 servidores dos sistemas Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Contabilidade, Financeiro, Controle Interno, Planejamento, Gestão de Documentos, Patrimônio e Serviços, Aquisições Governamentais e Tecnologia da Informação participam da oficina.

“Estes servidores estarão juntos discutindo a produção de conhecimento para a melhoria dos Núcleos Sistêmicos. Eles já possuem uma experiência específica e a Escola de Governo complementará na didática. A oficina será uma construção coletiva para ajudar os servidores a saber o que e como ensinar nos seus setores, pois estes terão a função de multiplicadores”, ressaltou o superintendente da Escola de Governo, Almir Balieiro.

No andamento da oficina, será elaborado um plano de ensino para que os multiplicadores possam aplicar aos servidores dos Núcleos. “Serão 20 horas/aula para promovermos discussões e reflexões sobre a Política de Formação e Capacitação para os servidores públicos do Estado, além de objetivar a troca de experiências e saberes que contribuam para a melhoria da aprendizagem e da interação professor-aluno em sala de aula”, explicou a coordenadora de Educação da Escola de Governo, Neuza do Nascimento.

OPINIÃO DOS SERVIDORES

Segundo o servidor da Superintendência de Patrimônio e Serviços da SAD, Diogo Rocha, a oficina é importante porque vai colaborar com os servidores que terão a função de multiplicadores do conhecimento. “A capacitação gera benefícios, quanto mais preparado está o servidor, quem ganha é o Estado e a população, que é melhor atendida”.

Já o servidor da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Geovane Santos lembrou dos subsídios para fazer um trabalho de capacitação no seu órgão. “No plano de ensino, pensamos em capacitar a parte operacional, principalmente a do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade (Fiplan), pois a programação financeira tem que ser feita com o instrumental que o sistema oferece para cada usuário”.

Para o servidor do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Ideraldo Bonafe, a oficina tem duas vertentes, atender as necessidades de capacitação descritos no manual de cada sistema e ao mesmo tempo, observar as necessidades de cada órgão. “É importante que haja a integração dos sistemas, pois podemos contemplar várias áreas em um único curso de capacitação, isso seria a intersetorialidade. Chegou o momento de compartilhar os assuntos de ordem comum, como por exemplo, os indicadores, contabilidade, financeiro, relacionamento interpessoal”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet