Após mais de um ano da estreia da nova geração do Focus no Brasil, a Ford apresenta finalmente a versão com motor 2.0 flex.
Em dezembro de 2009, a marca já havia lançado o novo propulsor bicombustível (Sigma), mas apenas para o modelo 1.6, que passou a sair da linha de montagem com a carroceria do novo Focus.
Com o propulsor bicombustível mais potente – que agora desenvolve 148 cavalos com álcool e 143 cavalos com gasolina – e novos equipamentos de série, a versão hatch GLX parte de R$ 56.570, com câmbio manual, e chega a R$ 71.100 com transmissão automática. O modelo topo de linha, Ghia, parte de R$ 65.450. Já o Sedan parte de R$ 58.570, com transmissão manual, e chega a R$ 71.900 com transmissão automática. Todas as versões estão, em média, 3% mais em conta.
Todos os modelos saem de fábrica com airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS com EBD, vidros e travas elétricas, computador de bordo, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista, espelhos retrovisores com piscas integrados e roda de liga leve de 16 polegadas.
A nova motorização completa a gama das versões hatch e sedã do Focus, que, segundo a Ford, será o grande destaque da marca no Brasil neste ano.
A versão hatch ocupa o quarto lugar do ranking de vendas no segmento e terá que usar fôlego para buscar o Hyundai i30 (1º colocado), Volkswagen Golf (2º) e o Citroën C4 hatch (3º).
Já o sedã, que é o sexto colocado, terá um desafio maior para alcançar o Toyota Corolla (1º), Honda Civic (2º), GM Vectra (3º), Fiat Linea (4º) e Citroën C4 Pallas (5º).