Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Por Jogos 'pré-2016', Brasil aposta em CT de gelo em Campos do Jordão

A campanha brasileira nos Jogos de Inverno de 2010, em Vancouver, foi abaixo do esperado, mas logo após o término da competição as confederações responsáveis pelos esportes invernos já se mexem mirando a edição “pré-Rio-2016”, em Sochi, na Rússia. Para 2014, o maior investimento será na construção de um centro de treinamentos no gelo, projeto que o UOL Esporte noticiou em dezembro. A Confederação de Desportos na Neve também quer um CT próprio.


Segundo o diário Lance, o projeto foi definido para ser levantado na cidade de Campos do Jordão (SP) e, após um atraso, está programado para começar ainda este ano pela Confederação de Desportos no Gelo, a CBDG.

“Queremos ter pelo menos um lugar adequado para treinos em território brasileiro, O que temos de trazer de fora é o técnico”, disse ao jornal Eric Maleson, presidente da entidade. A única pendência ainda é quanto ao terreno que será doado pela prefeitura.

A CBDG não levou atletas aos Jogos de Vancouver, o que ocasionou uma queda no número de integrantes da delegação - foram apenas cinco, todos da Confederação de Desportos na Neve (CBDN). Para reagir, a confederação do gelo aposta em parcerias com a iniciativa privada para levantar sua obra, orçada em R$ 10 milhões e prevista para durar dois anos.

A escolha foi por Campos do Jordão, principal ponto turístico do estado de São Paulo durante os meses de inverno. Isto porque há interesse de que o centro de treinamento seja usado não só para treinos, mas para lazer, abrindo-o para o público - o que geraria um retorno financeiro do investimento e facilitaria a entrada de parcerias privadas.

No centro de treinamento haverá espaços específicos para a disputa de patinação e hóquei, pista de largada de bobsled, luge e eskeleton e até o curling. O projeto prevê que crianças de Campos do Jordão terão a chance de se iniciarem nos esportes de inverno.

CT TAMBÉM NA NEVE
A CBDN, que teve cinco atletas em Vancouver, também quer seu centro de treinamento. Segundo o jornal O Globo, a entidade investirá no biatlo e no cross country, competição em que o Brasil foi 67º com Jaqueline Mourão e 90º com Leandro Ribela.

“Queremos desenvolver o cross country e obter uma vaga no biatlo em 2014. Por isso estamos tentando construir em São Carlos (SP) um CT para ambos”, afirmou Stefano Arnhold, presidente da entidade.

Sem neve, os treinamentos serão adaptados. “Podemos usar o roller esqui, que imita bem os movimentos do cross country. Há na cidade 16km de asfalto com subidas e descidas que podem ser usados”, disse Arnhold, que ainda conversará com o COB e a prefeitura da cidade para viabilizar a ideia.

A melhor colocação de um brasileiro nos Jogos de Vancouver foi com Isabel Clark no snowboard cross. Ela foi 19ª, dez posições atrás de seu recorde de Turim-2006, quando foi nona.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet