Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais investe em virtualização

Projeto da Cimcorp consolidou servidores da instituição mineira, abrindo espaço para novo serviço de redundância de sites que permitirá atualizações simultâneas e fim do risco de indisponibilidade e perda de informações


São Paulo, março de 2010 - No final de 2006, o alto número de acessos ao servidor e a presença de um único data center centralizando toda a infraestrutura de servidores e storage para sistemas de produção, acessados tanto pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais como pelas diversas Varas de Trabalho, começou a causar transtornos e paralisação de serviços importantes da instituição. Para resolver este problema, a Cimcorp, empresa especializada em serviços voltados à otimização de performance, contingência e alta disponibilidade de TI e gestão de infraestrutura de TI, foi a vencedora da licitação aberta pelo governo mineiro. O desafio da Cimcorp era aumentar o nível de disponibilidade do data center, garantindo a continuidade de acesso aos vários sistemas em produção. Este projeto possibilitou ao TRT-MG, além da consolidação de um grande volume de servidores x86, iniciar a implementação de recursos para garantir a disponibilidade de seus sistemas. O sucesso desta implementação abriu caminho para outros projetos, como é o caso da redundância de sites, serviço que terá sua implementação finalizada em junho deste ano.

O primeiro passo foi a construção de um datacenter secundário, seguido pela aquisição de sistemas de armazenamento (storage), SANs (storage area network) fibre channel e servidores VMware redundantes. Além disso, a CIMCORP, por meio de sua equipe de Serviços Profissionais, implementou interconexão CWDM entre os dois datacenters, interligando suas SANs (storage area network) e ambientes de rede local, implementou mecanismo de replicação síncrona de dados entre os storages e a integração de todo o ambiente de virtualização. Tudo isto, gerenciado pela aplicação VMware de controle de desastres, Site Recovery Manager (SRM), que gerencia a atividade de operação entre o data center de produção e o data center secundário, integrando com a função de replicação de dados dos storages.

Após a conclusão desta etapa, o TRT-MG resolveu continuar investindo na área de TI, com um projeto de redundância de sites, o qual teve a concorrência vencida novamente pela Cimcorp. Com esta implementação, será possível que ambos os sites estejam atualizados simultaneamente, evitando que haja falhas ou indisponibilidade do sistema. "Com os dois projetos ganhamos disponibilidade. Primeiramente com a virtualização de vários servidores e a replicação dos data centers. Depois com um site backup, que impede que soframos com falhas, já que em caso de problema, o outro assume os serviços de forma integral", afirma Carlos Avelar, diretor de suporte e teleprocessamento do TRT-MG.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet