Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CONFLITO

Índios fecham Câmara Municipal e mantêm reféns no interior do Estado

Os índios estão no prédio armados com flechas e bordunas e querem artesanatos apreendidos de volta


O comando da Policia Militar enviou uma equipe da Força Tática para negociar com os índios xavantes e xinguanos que estão mantendo duas pessoas como reféns no plenário da Camara Municipal de Canarana, a 320 km de Barra do Garças. Segundo o coronel Valdemir Barbosa, cerca de 30 índios de pelo menos duas etnias estão ocupando o prédio da Casa, como retaliação a uma apreensão de peles e penas de animais silvestres promovida pelo Ibama.

Segundo o coronel Barbosa, os objetos indígenas foram apreendidos pelos funcionários do Ibama e por isso os índios pegaram o servidor Gaspar, do próprio Ibama, e outra pessoa como reféns. “Eles querem a devolução dos objetos” explicou Barbosa. O capitão Soares e uma guarnição da Força Tática estão no prédio para negociar com os índios e liberar o prédio. O clima é tenso porque os índios estão armados com bordunas, flechas e lanças.

O coronel disse que a ordem é convencer os índios a soltarem os reféns e desocupar o prédio e, caso eles não façam isso pacificamente, a PM vai sugerir ao Ibama que devolva os penas e peles dos índios. “Nós vamos criar uma situação de conflito e machucar alguém. A FUNAI tem que alertar os índios que esse tipo de mercado é proibido” completou.

É comum na região, os índios sacrificarem animais e revender artesanatos feitos de penas e peles de animais, todavia o Ibama de Canarana fechou uma loja de artesanato que comercializava os produtos na cidade e isso causou revolta dos índios.

Mais informações em instantes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet