Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

abiec

Pecuaristas e indústria aderem ao MT Legal e comunicam participação à sociedade

Representantes da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) referendaram, na tarde desta terça-feira (02.03), o compromisso assumido...

Representantes da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) referendaram, na tarde desta terça-feira (02.03), o compromisso assumido com o Governo do Estado de implementar as ações pró-ativas de desenvolvimento sustentável estabelecidas no Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal).


Durante a reunião nesta tarde com o governador do Estado, Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás, diretores do Fórum Nacional da Pecuária de Corte (CNA), Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo) e Abiec assinaram adesão ao programa.

“Isso vem comprovar que o Programa MT Legal tem a característica de colocar o produtor rural e todo o Estado à frente da sua regularização ambiental, da sua certificação”, argumentou o secretário-extraordinário de Políticas Ambientais e Fundiárias de Mato Grosso (MT Legal), Vicente Falcão, que acredita que a partir de agora as entidades representativas de classes poderão motivar os demais produtores à regularização.

Um comunicado a sociedade destacando o compromisso assumido também foi apresentado pelo grupo. Conforme o documento, “a união da cadeia produtiva da carne bovina e dos órgãos governamentais representa a conclusão dos esforços da categoria em se adequar às legislações ambientais aplicáveis e, com isso, garantir aos consumidores transparência e qualidade”.

Blairo Maggi cumprimentou aos produtores e representantes da indústria pela iniciativa. “O Estado de Mato Grosso está preparado; a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) está preparada. Não só para multar, mas ajudar, conduzir para que as coisas aconteçam”, ressaltou o governador, lembrando que os produtores têm até 13 de novembro de 2011 para regularizar as propriedades rurais.

A participação da Abiec no contexto, segundo o diretor-executivo da Abiec, Otávio Hermont Cançado, se deu pela importância socioeconômica que o Estado representa no mercado. “Mato Grosso é o maior representante da pecuária de corte do Brasil, senão do mundo; São os maiores exportadores de carne do mundo, em valor e volume. Em segundo lugar, a parceria com o governador Blairo Maggi que vem se destacando ao longo dos anos na defesa do meio ambiente e terceiro, pela ferramenta lançada disponibilizou para os produtores e para as indústrias para que se adeque a legalidade”, disse.

Cançado argumentou inclusive que com apoio do governador e do Estado, os outros seguirão firme no propósito
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet