Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Cronotacógrafos serão verificados pelo Imeq

A partir deste mês, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT) passa a fazer a verificação obrigatória dos cronotacógrafos de veículos que transportam produtos perigosos, assim como vans e ônibus.


Os motoristas poderão se regularizar no posto de ensaio do Imeq, que fica no Distrito Industrial, próximo ao posto São Mateus. Na verificação dos cronotacógrafos, os técnicos avaliam se o instrumento está fazendo as medições dentro dos níveis máximos admissíveis, como a velocidade desenvolvida pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distância percorrida.

De acordo com Renê Rodrigues, diretor de fiscalização do Imeq, a obrigatoriedade da verificação é importante para garantir a segurança no transporte de cargas perigosas e de passageiros que diariamente se deslocam para os seus destinos e também crianças e jovens que são transportados para suas atividades escolares.

Antes do motorista comparecer ao posto de ensaio do Imeq-MT, os veículos devem passar por uma oficina registrada no Inmetro/Imeq, para que o instrumento receba a selagem necessária para a realização dos ensaios.

Na medida em que se trata da primeira verificação metrológica realizada nestes instrumentos, é recomendada a sua revisão antes da selagem. Na autorizada o instrumento será lacrado e selado, a oficina vai gerar um relatório e uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que deve ser paga. Após esse procedimento o motorista segue ao posto de ensaio para iniciar o processo de regularização do cronotacógrafo.

Os certificados provisórios emitidos pelas oficinas registradas também deverão ser validados. Eles vencem a cada dois anos. A fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e quem estiver trafegando sem a certificação será notificado, conforme lei em vigor.

O CRONOTACÓGRAFO

O cronotacógrafo é um instrumento mundialmente utilizado que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento.

Em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro, tornou obrigatória a utilização do aparelho em ônibus e caminhões. Todos os veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir cronotacógrafo.

Desde 2009, os instrumentos começaram a ser verificados periodicamente pelo Inmetro, o que aumenta a confiabilidade das medições, além de dar mais segurança aos condutores, já que ao longo dos anos os registros de acidentes fatais, envolvendo ônibus e caminhões foram expressivos.

O instrumento inibe os excessos e ajuda na redução dos acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo.

SERVIÇO

No total são 13 oficinas registradas no Inmetro/Imeq em oito municípios de Mato Grosso. A relação completa das oficinas está disponível no site www.imeq.mt.gov.br – Link: Oficinas Registradas/Tacógrafos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet