Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Al Qaeda decreta toque de recolher no dia de eleições no Iraque, diz agência

O braço da rede terrorista Al Qaeda no Iraque decretou, nesta sexta-feira, um toque de recolher nacional no próximo domingo (7), na tentativa de impedir a realização das eleições parlamentares, informa a agência de notícias France Presse, que cita informações da agência de monitoramento de sites islamitas SITE.


"O Estado islâmico decreta um toque de recolher para o dia das eleições desde às 6h até às 18h, em todo o Iraque e especialmente nas regiões sunitas", diz o grupo em mensagem difundida por sua página na internet.

Muitos grupos militantes no Iraque estão ligados à minoria muçulmana sunita, que governava à força na época do ditador Saddam Hussein e que perdeu o poder para um governo xiita após a invasão americana, em 2003.
Para os sunitas, estas eleições são uma chance de retomar ao governo.

"Pela segurança de nossa gente, todos aqueles que saibam deste [comunicado] informem a aqueles que não sabem e preparem-se para toque de recolher", diz o texto.

Apesar da redução na violência sectária, os ataques de autoria sunita contra fiéis xiitas ainda ocorrem com frequência no país.

Segundo o comunicado, quem desafiar o toque de recolher "ficará exposto à ira de Alá e assim a todas as armas dos mujahedines [guerreiros sagrados]".

Ataques

Nesta quinta-feira, três ataques em apenas poucas horas mataram ao menos 12 pessoas na capital Bagdá, um sinal do comprometimento dos grupos radicais em frustrar o dia de votação antecipada para agentes de segurança.

Os ataques aumentaram os temores de violência e mais atentados no próximo domingo, quando cerca de 20 milhões de iraquianos vão às urnas para eleições parlamentares.

Os ataques ocorreram na capital iraquiana, Bagdá, no dia da votação especial para soldados, policiais, presos e pessoas hospitalizadas, em uma antecipação do pleito parlamentar do próximo domingo, que vai eleger a nova coalizão governante em meio a um cenário de tensão entre sunitas e xiitas. Cerca de 850 mil pessoas devem votar antecipadamente.

As eleições parlamentares são a segunda desde a invasão americana de 2003 que derrubou Saddam Hussein, levando a criação de um governo liderado pelos xiitas.

Os insurgentes ameaçaram diversas vezes usar a violência para atrapalhar as eleições, cruciais para que o governo mostre que está no controle no país e pode superar a violência sectária, a medida em que as tropas americanas começam sua retirada.

Até mesmo folhetos com a assinatura da Al Qaeda e com mensagens contra a eleição foram distribuídos à população nesta quinta-feira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet