Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Senado 2010

Decisão do PT tende a "excluir" Serys e fortalecer Carlos Abicalil

05 Mar 2010 - 15:50

Da Redação - Alline Marques e Kelly Martins

O grupo ligado à senadora Serys Slhessarenko (PT) acabou se frustrando com a recomendação da Direção Nacional do partido em não realizar as prévias para definição do melhor nome para a disputa ao Senado. Na tarde desta sexta-feira (5), a legenda determinou que a Comissão Executiva Nacional faça as gestões e tome as medidas necessárias para a viabilização política desta recomendação.


Na prática, ao que tudo indica, Serys deverá ser “excluída” do processo e ceder sua "chance" de disputar uma das duas vagas de senador para o deputado federal Carlos Abicalil (PT).

A decisão da cúpula nacional significa um duro golpe na carreira política de Serys, que não hesitou em travar uma verdadeira batalha com Abicalil, ao declarar que não iria mais disputar cargos eletivos caso fosse "impedida" de concorrer a reeleição no pleito de outubro.

Isso só tende a fortalecer e consolidar o projeto do deputado Carlos Abicalil, que foi reconduzido à presidência da Executiva do PT em Mato Grosso após uma vitória esmagadora sobre o grupo de Serys, em eleição ocorrida no final de 2009. A militância o considera com uma elevada densidade eleitoral, facilitando assim, que o nome do petista seja maioria no partido.

Além disso, Abicalil tem aliados como membros da Executiva Nacional, dentre eles, o deputado estadual Alexandre César (PT). O atual presidente da legenda, José Eduardo Dutra, também foi apoiado pelo parlamentar federal e com certeza isto irá pesar em prol do petista.

Por outro lado, Serys irá tentar usar de sua influência como senadora para conquistar o apoio da Nacional.

No entanto, apesar da decisão da Nacional representar uma “derrota” ao grupo de Serys, o deputado Alexandre César adianta que consta do estatuto do partido, no artigo 135, a realização de prévias sempre que houver mais de um pré-candidato às eleições majoritárias e caso a senadora insista na realização das prévias, elas poderão ocorrer.

Neste sábado (6), o partido se reúne para discutir o calendário e a data do encontro de tática eleitoral, quando definirá sobre os rumos do PT para as eleições de 2010. A reunião deverá ocorrer ainda no mês de março.

As prévias consiste em uma eleição dentro do partido em que os militantes escolhem o nome do candidato para a disputa do cargo majoritário, neste caso, senador. Porém, nas eleições de 2008, o PT em Cuiabá havia decidido por uma candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá e o arquiteto José Afonso Portocarrero havia sido escolhido nas prévias, porém a legenda acabou apoiando o empresário Mauro Mendes, na época no PR, e indicando a candidata à vice, Verinha Araújo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet