Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Em 5h choveu o equivalente ao índice total do mês de março no Rio

Em 5 horas, choveu no Rio o equivalente ao índice pluviométrico total do mês de março de 2009, que foi de 109,2 mm. A informação é da Defesa Civil do município, que divulgou, na tarde deste domingo (7) o balanço das consequências do temporal da noite de sábado (6) e afirmou que continua em estado de atenção devido à previsão de chuva em toda a cidade.


Seis pessoas morreram em deslizamentos de terra, dezenas ficaram feridas, 35 famílias ficaram desalojadas e outras cinco estão desabrigadas. Ao todo, segundo a Defesa Civil, cerca de 900 profissionais da prefeitura foram mobilizados. Até as 15h deste domingo, foram registrados 194 chamados desde as 18h deste sábado.

'Quantidade de água atípica', diz secretário

“A quantidade de água foi atípica e superior à capacidade de drenagem da cidade”, afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, que na semana passada inaugurou o programa Águas de Março, com o objetivo de limpar ralos e galerias pluviais do Rio para melhorar as condições de drenagem.

Ele ressaltou que a quantidade de lixo acumulada nos bueiros é um dos principais problemas da cidade quando chove. “Esse trabalho de desentupimento de bueiros é obrigação da prefeitura e já está sendo feito. Mas é impossível dar certo sem a colaboração do carioca. Desentupimos 1.400 bueiros em uma semana. Se a população não ajudar, vai entupir tudo de novo”, afirmou.

Segundo o secretário, a quantidade de lixo gerado nas ruas do Rio é superior à média mundial
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet