Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

home care

Estado não paga por serviços e pacientes ficam sem atendimento

O governo de Mato Grosso "suspendeu" o pagamento pelo serviço de Home Care, prestado pelas empresas Help Vida e SOS Resgate durante o mês de fevereiro. Pelo menos 30 pacientes podem ficar sem o atendimento domiciliar.


A informação que a Secretaria de Saúde repassou às empresas é que a dívida só poderá ser quitada após a formação de uma comissão de fiscalização para investigar os serviços prestados.

As duas empresas atendem cerca de 30 pacientes na condição domiciliar. As diárias de cada um variam de R$ 250,00 até R$ 1.100,00, dependendo do quadro clínico. De acordo com a diretora financeira da Help Vida, Soraia Simioni, cerca de 50% dos pacientes estão em estado grave, caracterizado pela utilização de ventilação mecânica (respiração com ajuda de aparelhos).

"Não somos contra a fiscalização, somos a favor dela. Nossa crítica é sobre a justificativa para a "suspensão" dos pagamentos. Até agora não foi estipulado nenhum prazo para que isso aconteça, ou seja, não há previsão para normalizar a situação", diz Simioni.

 Segundo ele, as empresas estão esperando por reunião junto à Secretária de Saúde para definir os novos rumos da prestação de serviços e que "por enquanto os serviços continuarão sendo realizados".

A prática de Home Care é financiada pelo Estado mediante liminar judicial, quando comprovado que o paciente não tem condições de pagar pelo atendimento. A assistência aos pacientes que se recuperam em casa incluem aparelhagem, médicos e outros profissionais da saúde.

Mensalmente as empresas encaminham ao governo e ao juíz proletor da decisão judicial relatório contendo informações sobre o quadro clínico e evolução do doente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet