Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Rondonópolis

Sem convênio cirurgias serão feitas na cidade de Poxoréu

As cirurgias pediátricas dos pacientes de Rondonópolis começaram a ser realizadas nesta terça-feira (9) na cidade vizinha de Poxoréu. Com a saída do município do Consórcio Regional de Saúde, concretizada na semana passada, a demanda será encaminhada para o Hospital São João Batista.

As cirurgias pediátricas dos pacientes de Rondonópolis começaram a ser realizadas nesta terça-feira (9) na cidade vizinha de Poxoréu. Com a saída do município do Consórcio Regional de Saúde, concretizada na semana passada, a demanda será encaminhada para o Hospital São João Batista.


Na unidade de Poxoréu serão feitas, principalmente, cirurgias de hérnia. Cirurgias de ortopedia, otorrino, entre outras, também serão realizadas. Segundo o secretário de Saúde, Valdecir Feltrin, 900 crianças aguardam para uma cirurgia, algumas estão há cinco anos na fila.

O secretário explica ainda que a decisão foi tomada porque o município não tem nenhuma unidade que possa atender a demanda. “A Santa Casa está lotada, o Hospital Regional só faz 60 eletivas por mês, a Materclin não atende o SUS e no Hospital São José fazemos 130”, esclareceu o responsável, que ressaltou ainda que em 2009 apenas 60 cirurgias pediátricas foram feitas na cidade.

O hospital de Poxoréu é uma unidade filantrópica e é considerado um dos melhores do Estado. Possui três salas cirúrgicas, mas não tem UTI, por isso serão encaminhados pacientes que necessitam de procedimentos considerados apenas preventivos. “Toda inspeção da Vigilância Sanitária atesta 0% de infecção lá”, ressaltou Feltrin.

Serão em média 200 cirurgias ao mês e os pacientes de Rondonópolis serão transportados de van, cedida pela administração municipal. De acordo com Feltrin, os procedimentos serão feitos por médicos contratados pelo hospital da cidade vizinha.

A demanda será custeada pela prefeitura de Rondonópolis, através do Fundo Municipal de Saúde. O valor estimado pelo secretário para 600 cirurgias é de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, com todas as despesas, como medicamentos, transporte e alimentação.

Questionado se outros procedimentos, como cirurgias em adultos, serão realizados através de convênio com a cidade vizinha, Feltrin respondeu que a experiência das pediátricas servirá para decisões futuras. “Vamos fazer a experiência, se for boa podemos fazer as cirurgias gerais depois”, explicou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet