Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Projeto usa informação para combate do câncer de próstata

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que mais de 52 mil brasileiros vão descobrir que são portadores de câncer de próstata este ano.

Para minimizar essa estatística trágica, o deputado Antonio Brito (PMDB) apresentou em sessão plenária da Assembleia Legislativa, um projeto de lei que institui o Dia Estadual de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata, inserindo a data no calendário oficial da área de saúde.

“As previsões são assustadoras, somente na Região Centro-Oeste, o câncer de próstata vai acometer 48 homens a cada cem mil habitantes. São números que precisam ser reduzidos. E a forma mais eficaz para combater a doença é a informação”, esclarece.

Brito ressalta ainda que os homens precisam se prevenir através de consultas periódicas e exames médicos. “Toda doença tratada no início leva à maior probabilidade de cura, com o câncer não é diferente. Pais de família estão morrendo por falta de conhecimento”.

A divulgação das informações será feita através promoção de exames, seminários, palestras, workshops, teatro e exposições de painéis alusivos à doença.

A maioria dos doentes da próstata tem idade superior a 50 anos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No mundo, ocupa a sexta colocação, representando 10% do total de cânceres.

Uma das grandes preocupações do Inca é a detecção da doença, já que são necessárias em média quatro biópsias para o diagnóstico. Sendo inclusive, preciso realizar o exame de toque, em função de que 10 a 20% dos casos não serem descobertos por meio da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Sintomas
O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.

A previsão fatídica é de que o câncer resulte em 7,6 milhões de mortes no mundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet