Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

solenidade

Embrapa anuncia prioridades da empresa para 2010

Foto: Reprodução

Embrapa anuncia prioridades da empresa para 2010
As prioridades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para 2010, anunciadas em solenidade no último dia 9 na sua sede em Brasília (DF), representam esforços para atualizar e adequar áreas estratégicas - a de pesquisa, a de transferência de tecnologia e a de gestão administrativa - ao crescimento da importância da empresa nos cenários nacional e internacional.


"A Embrapa hoje assume cada vez mais responsabilidades", disse Pedro Arraes, diretor-presidente da instituição, citando como exemplo as demandas para que a empresa atue com mais ênfase nas discussões sobre Código Florestal.

No caso da Pesquisa e Desenvolvimento, um dos três pilares em que se sustentam as prioridades para 2010, Pedro Arraes destacou a instalação dos primeiros Laboratórios Multiusuários de Referência (Multilab). Tais laboratórios atenderão diversos centros de pesquisa, de forma compartilhada, poupando recursos, maximizando equipamentos e gerando maior sinergia entre os pesquisadores.

Destacou também a ênfase em 2010 às pesquisas na área de Recursos Genéticos Vegetais. Para isso, a Embrapa vai investir, no ano, R$ 20 milhões em ações que visem à conservação e ao uso sustentável de um dos maiores patrimônios biológicos do mundo.

O investimento é proveniente do Agrofuturo, programa do governo brasileiro sob a administração da Embrapa e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cinco produtos serão priorizados: mandioca, feijão-caupi, arroz, soja e uva.

Arraes ressaltou a necessidade de contribuir para que os resultados da pesquisa cada vez mais cheguem à sociedade. De acordo com o diretor-presidente, a Embrapa é uma empresa de pesquisa e não de extensão, mas deve investir na reestruturação das ações de transferência de tecnologia, segundo pilar, em um novo conceito baseado em parcerias e troca de informações, experiências e conhecimento.

Arraes citou ainda a inauguração, prevista para abril próximo, do Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical. O Centro atenderá a demandas internacionais de capacitação e auxiliará a Embrapa na antecipação dos cenários em que pode se situar a agropecuária de daqui a 20 anos. "Porque a pesquisa do futuro tem que começar hoje", concluiu Arraes.

O terceiro pilar que sustenta as prioridades da Embrapa é a inovação do modelo de gestão, amparado nos conceitos de flexibilidade, desburocratização e qualidade.

MARCA - A solenidade contou com a presença do ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, homenageado por Pedro Arraes pelo apoio à instituição e à pesquisa agropecuária durante sua gestão no Ministério. Arraes disse ter aprendido, na convivência com o Ministro, a valorizar ainda mais a condição de servidor público, a prática de servir ao país.

Reinhold Stephanes, em seu discurso, reafirmou a importância do trabalho dos pesquisadores. "Nós, autoridades, costumamos ser homenageados, mas são os pesquisadores, os operários, que constróem a sociedade". Defendeu o propósito da Embrapa em inovar na sua gestão administrativa. "É bom fazer reengenharia. Com certeza, vamos encontrar um jeito de melhorar a gestão", disse o ministro, reforçando, ainda, a importância de que não seja perdida a "mística de ser servidor público" e de que seja mantida a marca Embrapa
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet