Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

melhorias

Mãe Bonifácia aguarda verbas do PAC para obras na rede de esgoto

Está prevista para este ano a obra de implantação da rede de esgoto do Parque Mãe Bonifácia. O esgoto do córrego que passa pelo local e leva o mesmo nome do parque, causa mau cheiro e desconforto para os visitantes, de acordo com a superintendente de educação ambiental da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA), Vânia Márcia César, a obra só será possível através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A implantação da rede coletora do córrego que passa por aqui esta prevista para este ano porque está inclusa nas obras do PAC”, disse.


Dentre conflitos que a administração do parque enfrenta está o trabalho de conscientizar a população quanto à forma de utilizar o espaço sem que se causem danos ambientais, “Muitas vezes as pessoas confundem como deve ser a utilização do espaço do parque”, disse Vânia. A previsão é que para este ano seja implantado o plano de manejo, que define como deve ser o uso do espaço.

A gestora ressalta que algumas restrições de uso do parque geraram reclamações por parte das pessoas que freqüentam o local. O horário de funcionamento se restringe das 5h às 18h e são proibidos shows e eventos. Estas foram algumas das determinações de uso que suscitaram os maiores questionamentos.

Vânia explica que a área é um local de preservação ambiental para o lazer, porém, deve ser utilizada de forma a não afetar tanto a fauna e flora. “Quando realizávamos alguns eventos houve um grande impacto negativo que levou três anos para ser restaurado e o horário é para segurança das próprias pessoas”, explicou.

Segundo a superintendente as obras de construção do parque, construído em uma área de vegetação preservada, foram realizadas de forma a evitar o máximo de modificações possíveis. Já manutenção, realizada por uma empresa terceirizada e de forma ininterrupta, fica a cargo da própria secretaria. Além dos cuidados com a limpeza são realizadas manutenções nas pontes. “As manutenções sempre são mais freqüentes na época das chuvas”.

Educação ambiental

A administração desenvolve atividades com escolas e o ProJovem. Semanalmente estudantes visitam o parque e realizam trilhas interpretativas sobre a fauna e flora. Quanto à praça de exercícios, resultado de uma parceria com a Unimed, a previsão é de que até o final de março termine a ampliação do espaço. A obra consiste na instalação de uma academia para a terceira idade.

O parque Mãe Bonifácia

Inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares. Seu nome é em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas).

O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica. No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto.

Os visitantes também podem ver alguns animais do cerrado, como o sagüi e outros pequenos primatas que vivem cruzando as trilhas do parque.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet