Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

DENGUE

Fumacê chega a Barra do Garças após muita cobrança do povo

Foram quase 5 mil casos de dengue em Barra do Garças e a prefeitura decide utilizar o fumacê

Foto: Reprodução

Iuri, uma vítima do mosquito da dengue

Iuri, uma vítima do mosquito da dengue

O serviço de nebulização através do carro-fumacê chegou à cidade de Barra do Garças depois de muita cobrança da população e alguns desentendimentos entre as Secretarias de Saúde do município e do estado, além do Ministério Público que era contra o combate do mosquito através do fumacê.


Segundo a secretária, mesmo com divergências, se deveria ou não usar o fumacê, ela informou que o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias, decidiu correr o risco e adquiriu o aparelho de nebulização, o qual está sendo utilizado numa pick-up. O primeiro bairro visitado com o serviço foi o Santo Antônio, um dos mais populosos da cidade e na seqüência os bairros Jardim Pitaluga, COHAB, Vila Varjão, Serrinha e União.

De acordo com a secretária, o município decidiu colocar o fumacê devido ao número elevado de casos de dengue na cidade que somente de janeiro a março deste ano já registrou quase 2 mil casos. Em 2009, foram 3 mil casos e cinco mortes suspeitas de dengue hemorrágica.

Apesar dos inúmeros casos, o Ministério Público deu parecer contrário a utilização do fumacê. Na época, o promotor Marcos Brantz explicou o fato de a nebulização em grande escala poder gerar outros transtornos, como a morte de animais pequenos e prejudicar o Meio Ambiente. A equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também foi contra o uso do fumacê.

Entretanto a população questionava que em outras cidades com índices menos de infestação do mosquito da dengue, o fumacê estava sendo utilizado. A cidade vizinha Aragarças-GO, com 18 mil habitantes bem menos que os 55 mil habitantes de Barra, por várias vezes utilizou do artifício no ano passado aumentando mais ainda polêmica.

A secretária Salum espera reduzir os casos de dengue a partir de agora com o fumacê e término do período chuvoso. Os mosquitos vivem em média 42 dias com escassez de chuvas a tendência é a situação melhorar em Barra do Garças.

O momento mais crítico para o município aconteceu em dezembro do ano passado quando foram registrados vários casos de dengue, inclusive a morte do garoto Iuri Barbosa, 8 anos, filho do empresário Iuri Barbosa, vítima de dengue hemorrágica num quadro fulminante. Iuri era atleta do bicicross e tocava piano, um dia antes dele ter contraído a dengue, ele tocou uma música para sua mãe cujo vídeo foi gravado pelo pai e emocionou muita gente que viu no Olhar Direto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet